22.7 C
Marataizes
segunda-feira, outubro 7, 2024
22.7 C
Marataizes
segunda-feira, 7 outubro 2024
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
NotíciasGeralPaulo Hartung e prefeitos do Sul do ES discutem ferrovia na próxima...

Paulo Hartung e prefeitos do Sul do ES discutem ferrovia na próxima segunda (3)

O governador Paulo Hartung fez uma espécie de desabafo na terça-feira (28), durante a abertura da Cachoeiro Stone Fair quando se referiu à briga com a União e a Vale pelo local do investimento dos recursos de uma possível concessão antecipada da Ferrovia Vitória-Minas. Todos foram pegos de surpresa com a decisão do Governo Federal de usar a contrapartida na construção da Ferrovia de Integração do Centro Oeste (Fico).

“Jogaram uma bola nas nossas costas e parecia que tinham jogado a bola só nas costas do governador. Mas eu não me fiz de rogado. Mesmo sozinho, baixinho do jeito que eu sou, fui pra briga, fui para a justiça. A conversa já mudou, ainda tem uma batalha dura e em alguns momentos eu tava batalhando sozinho”, disse ele.

Hartung lembrou a importância da Vale no desenvolvimento econômico capixaba, mas também os problemas que a empresa trouxe nas áreas social e ambiental. “Quem vai na Grande Vitória vê o pó preto. Então, a hora da Vale deixar um legado para os capixabas é agora. Ela está pedindo mais 30 anos para usar a ferrovia. Por isso eu briguei sozinho e agora começo a brigar com apoio da sociedade capixaba”.

Comitê

No último dia 21, representantes das prefeituras de Cachoeiro, Presidente Kennedy, Muqui, Rio Novo do Sul, Castelo, Apiacá, Atílio Vivácqua, Marataízes e Anchieta, além de entidades organizadas, fizeram uma reunião em Cachoeiro para debater a questão. “Sugiro que criemos esse comitê, agendemos uma reunião com o governador Paulo Hartung para acompanharmos de perto essa situação. Temos que participar em peso dessa audiência pública em Vitória”, disse Amorim, que teve a sugestão acatada pelos presentes.

“Esse é um movimento apartidário, apolítico, visando unicamente o desenvolvimento da nossa região como um todo, gerando emprego, renda e oportunidades. Cachoeiro é a maior cidade da região e ela tem esse papel de encabeçar esse movimento, mas todos os municípios têm fundamental importância nesse processo”, ressaltou Victor Coelho.

Ontem, Hartung confirmou o encontro e aproveitou para abrir a audiência a lideranças empresariais e movimentos trabalhistas. “Os prefeitos já entraram em contato comigo, já me pediram audiência. Já está marcado para segunda-feira. É uma briga que mobiliza por aquilo que é comum a todos nós. Então eu deixo aqui esse convite, isso não precisa ser uma reunião do governador com os prefeitos. Pode ser com a representação das lideranças empresarias e do mundo do trabalho”, destacou Hartung.

Pulmão de logística

A intenção do governo capixaba é garantir o uso dos recursos da concessão antecipada da Vitória-Minas no projeto original, ligando o porto de Vitória ao porto de Açu.

Em novembro do ano passado, os governadores Paulo Hartung e Luiz Fernando Pezão se reuniram em um evento no Porto de Açu, em São João da Barra, no norte do Rio de Janeiro, onde firmaram parceria para reivindicar que a União priorizasse a construção de ferrovia na renovação de concessão da Vale.

“É isso que eu estou propondo, porque aí nos ligamos todos os portos ao Brasil Central, do nosso litoral e do norte fluminense. A Vale dizia que não era com ela, que era com o governo federal, mas já sentou na mesa comigo, já colocou dinheiro em cima da mesa. A procuradora-geral da República entrou com uma ação que fortalece a nossa posição”, disse o governador.

Fonte: Aqui Notícias

Confira Também

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.