São Paulo: Pesquisa aponta que consumidores devem gastar R$ 250 na Páscoa, beneficiando pequenos negócios
Os consumidores paulistanos estão se preparando para um investimento médio de R$ 250 nas compras relacionadas ao feriado da Páscoa, segundo pesquisa realizada pelo Sebrae-SP em parceria com a Fundação Seade. A estimativa é que cerca de 61 mil pequenos negócios no estado possam ser beneficiados por este aumento nas vendas.
De acordo com os dados da pesquisa Indicadores Sebrae-SP, a composição dos comércios que devem participar dessa movimentação inclui aproximadamente 41 mil microempreendedores individuais (MEIs) e 20 mil micro e pequenas empresas. Essas categorias são fundamentais para a economia local e terão um papel importante na celebração da data.
Os ovos de Páscoa lideram a preferência dos consumidores, com 74% dos entrevistados indicando que essa será a principal compra. Em seguida, 59% apontaram os chocolates em geral, enquanto ingredientes e bebidas para as confraternizações de almoço e jantar, incluindo itens como pescado e azeite, também figuram entre os desejos dos consumidores.
A escolha por pequenos empreendimentos está relacionada a diversas razões, sendo que 37% dos consumidores citam os preços acessíveis como a principal motivação para suas compras. A qualidade dos produtos e as ofertas atraentes também são fatores considerados, recebendo 33% e 27% das menções, respectivamente.
Detalhando os gastos, a pesquisa do Sebrae-SP indica que a despesa média para a Páscoa deste ano está prevista para ser 42% maior em comparação a 2023. Enquanto 32% dos entrevistados declararam que irão gastar valores semelhantes aos do ano passado, 16% afirmaram que a Páscoa de 2024 será mais econômica.
Para Pedro João Gonçalves, consultor do Sebrae-SP, a pesquisa reflete a realidade dos pequenos negócios, que são fortemente dependentes do consumo interno. "Dessa forma, seu faturamento é impactado pelas vendas em datas comemorativas, como a Páscoa, que é relevante para diversos segmentos do varejo de alimentos", destaca.
As informações desta pesquisa podem contribuir para um entendimento mais profundo das tendências de consumo e do comportamento dos consumidores durante a Páscoa, essencial para o planejamento de pequenos negócios que buscam se destacar neste momento significativo do calendário comercial.
Imagens referentes à pesquisa foram publicadas pela Agência Brasil.
Vendas de Páscoa devem beneficiar 61 mil pequenos negócios em SP
Fonte: Agencia Brasil.
Economia