O confronto entre Fortaleza e Palmeiras foi um dos mais emocionantes da 35ª rodada do Campeonato Brasileiro, realizado na noite de domingo, na Arena Castelão. Mesmo com um jogador a menos durante quase todo o segundo tempo, o Verdão arrancou um empate de 2 a 2 com os rivais, com gols de Thiago Galhardo, Calebe, Raphael Veiga e Zé Rafael. Gustavo Gomez foi expulso.
Com o resultado, o Palmeiras permanece na liderança do torneio, com 63 pontos, empatado com o Flamengo, que venceu o América-MG e está na disputa. O Botafogo empatou com o Santos e caiu para terceiro lugar, com 62 pontos, enquanto o Fortaleza está em 12º, com 45 pontos.
O próximo desafio do Palmeiras será contra o América-MG, na próxima quarta-feira, às 21h30 (horário de Brasília), no Allianz Parque, pela 36ª rodada do Brasileirão. Já o Fortaleza enfrenta o Red Bull Bragantino na quinta-feira, às 20h30.
Jogo emocionante
O Fortaleza tentou atacar desde o início da partida, chegando perto de marcar logo nos primeiros minutos. Aos 19 minutos, Thiago Galhardo abriu o placar com um excelente passe de Guilherme. O Palmeiras dominou a posse de bola a partir de então, mas teve dificuldades para encontrar espaço para finalizações. Raphael Veiga teve uma boa chance aos 30 minutos, mas parou na barreira.
O Verdão continuou insistindo nos cruzamentos, mas sem sucesso. Aos 45 minutos, Zé Rafael teve uma ótima oportunidade, mas a defesa do Fortaleza conseguiu impedir o gol.
Segundo tempo agitado em Fortaleza
No início do segundo tempo, o Fortaleza ameaçou novamente, mas o atacante Tinga desperdiçou uma grande chance de marcar. Aos 13 minutos, a situação do Palmeiras piorou com a expulsão de Gustavo Gómez. Mesmo com um jogador a mais, o Fortaleza não conseguiu converter as oportunidades em gols. Aos 19 minutos, Raphael Veiga empatou para o Palmeiras. Mas o Fortaleza respondeu rapidamente com um gol de Calebe, recolocando a equipe à frente do placar.
O Palmeiras buscou o empate mais uma vez aos 32 minutos, quando Zé Rafael marcou o segundo gol. O resto da partida foi marcado por contra-ataques de ambas as equipes, mas nenhum time conseguiu marcar mais gols. A melhor chance foi aos 45 minutos, quando Marinho do Fortaleza quase marcou.
FICHA TÉCNICA
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Data: 26 de novembro de 2023, domingo
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Andre Luiz Skettino Policarpo Bento (MG)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (Fifa/MG) e Leonardo Henrique Pereira (MG)
VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ)
Cartões amarelos: Bruno Pacheco (Fortaleza); Mayke, Gustavo Garcia, Fabinho (Palmeiras)
Cartão vermelho: Gustavo Gómez, João Martins (Palmeiras)
GOLS: Thiago Galhardo, aos 19 do 1ºT, e Calebe, aos 24 do 2ºT (Fortaleza); Veiga, aos 19 do 2ºT
FORTALEZA: João Ricardo, Tinga, Brítez, Titi, Bruno Pacheco; Zé Welison (Pedro Rocha), Caio Alexandre (Pochettino), Calebe; Pikachu, Guilherme Augusto e Thiago Galhardo (Marinho).
Técnico: Juan Pablo Vojvoda
PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha (Artur), Gustavo Gómez e Murilo; Mayke, Zé Raphael, Richard Ríos (Rony), Raphael Veiga (Fabinho) e Piquerez; Breno Lopes (Vanderlan) e Endrick (Naves).
Técnico: Abel Ferreira