A Ouvidoria Geral do Município de Cachoeiro de Itapemirim recebeu 34.465 chamados em 2020. Desse total, 31.527 – ou seja, 91,47% – foram finalizados.
Os chamados correspondem ao total de protocolos abertos pela Ouvidoria após o contato dos cidadãos. A conclusão dos chamados diz respeito ao encaminhamento ou resposta final dada às solicitações.
“Várias situações que os cidadãos nos apresentam são resolvidas logo no primeiro contato, como informações de telefones ou sobre o setor indicado para atendimento daquela demanda específica. O ano de 2020 foi desafiador, com a enchente de janeiro e a pandemia, mas conseguimos alcançar um bom percentual de resposta ao cidadãos”, comenta a ouvidora geral do Município, Thaynná Silveira.
Grande parte dos chamados diz respeito a informações gerais aos cidadãos: 13.428, o que corresponde a 38,96% do total. O segundo assunto com maior número de chamados se refere a solicitações de cesta básica: 3.836.
Também constam no ranking de chamados por assunto: solicitação de retirada de entulho ensacado (1.396); denúncia de local em condições sanitárias impróprias (1.250); solicitação de retirada de móveis (739); informações emergenciais relativas ao novo coronavírus (722); denúncia de conduta irregular (658); solicitação de retirada de entulho em via pública (545); denúncia de obras irregulares (541); pedidos de poda (506).
No ranking dos dez bairros com maior número de chamados estão Zumbi (1.252), Gilson Carone (910), Vila Rica (685), Aquidaban (674), Centro (602), Paraíso (488), Novo Parque (465), Recanto (432), Coramara (423) e Jardim Itapemirim (414).
Quase metade dos chamados – 16.036, precisamente – foi aberta a partir de contatos pelo telefone 156. Outros canais de comunicação utilizados foram: WhatsApp (7.198); telefone fixo local (3.642); Portal do Cidadão (2.648); telefone emergencial (2.450); aplicativo TodosJuntos (726); presencial (567); e-mail (393); e redes sociais (364).
“O trabalho da Ouvidoria Geral é de vital importância para a manutenção de um canal direto de comunicação entre poder público e população. Mesmo em um ano com tantos desafios, a equipe da Ouvidoria procurou aprimorar procedimentos e apresentou inovações, como o lançamento do aplicativo TodosJuntos”, destaca o prefeito Victor Coelho.
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