A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Superintendência de Polícia Especializada (SPE) e do Centro de Inteligência e Análise Telemática (CIAT), realizou a Operação Septem na madrugada desta segunda-feira (29) nos municípios de Vitória e Cariacica. O principal objetivo da operação foi cumprir 12 mandados de busca e apreensão, resultando na prisão de três suspeitos investigados por envolvimento com facções criminosas que comandam o tráfico de drogas no Morro do Macaco, localizado no bairro Tabuazeiro, em Vitória.
Alunos do Curso de Formação de Delegados participaram da ação, sob a orientação do superintendente de Polícia Especializada, delegado Romualdo Gianordoli. Esta participação faz parte da disciplina de Operações Policiais, e os alunos foram divididos em equipes coordenadas pelos delegados titulares das Delegacias Especializadas, visando atingir os alvos previamente investigados pelo CIAT.
A operação contou com o apoio das Delegacias de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) de Cariacica e Vitória. De acordo com o delegado Romualdo Gianordoli, os suspeitos já detidos são membros da facção conhecidos como “faixa preta”, que são autorizados pela facção a andarem armados e geralmente participam de ataques a rivais.
Os três detidos foram encontrados e presos na região do Morro do Macaco, em Tabuazeiro. Um dos suspeitos tentou fugir ao avistar a equipe policial, mas foi capturado em um matagal. Este indivíduo já tinha um mandado em aberto por homicídio. Além dos três presos, outro envolvido que estava sendo alvo de investigações já estava preso desde o último dia 19. Este investigado chegou a realizar ameaças ao secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ramalho, nas redes sociais.
A Operação “Septem” recebe este nome como uma referência à nota necessária para a aprovação na disciplina ministrada pelo SPE no curso de delegado, que é sete em latim. A ação realizada pela Polícia Civil do Espírito Santo reforça o compromisso com a segurança da população e o combate ao crime organizado.
Para mais informações, você pode entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da Polícia Civil nos seguintes telefones e e-mails: (27) 3137-9024, (27) 3636-1536, (27) 99846-1111, (27) 3636-1574, (27) 99297-8693, comunicapces@gmail.com.
Esse artigo é de autoria própria e tem o intuito de fornecer informações importantes sobre a Operação Septem realizada pela Polícia Civil do Espírito Santo.
Fonte: Polícia Civil ES – Confira + em PC ES.