O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) realizou a apreensão de equipamentos de pesca e caça submarina no Arquipélago das Três Ilhas, que faz parte da Área de Proteção Ambiental (APA) de Setiba, em Guarapari. Durante as abordagens educativas e fiscalizatórias, nove pessoas foram flagradas praticando pesca com vara e caça submarina, além de utilizar equipamentos e apetrechos para acamparem na Ilha Quitongo. A ação contou com a participação de quatro servidores do Iema, com o apoio da Capitania dos Portos do Espírito Santo.
Os infratores foram encaminhados à sede da Capitania dos Portos, em Muquiçaba, e posteriormente receberão multas por terem infringido as regras de uso do arquipélago. Além disso, 13 embarcações foram abordadas e receberam informativos sobre as regras de uso da Unidade de Conservação.
O servidor do Iema Marcelo Nascimento ressaltou a importância da fiscalização para coibir esse tipo de agressão na Área Protegida. Já Gilberto Sipioni, também do Iema, destacou as ações a serem realizadas ao longo do ano para impedir a pesca ilegal no Arquipélago das Três Ilhas, visando preservar a biodiversidade marinha e promover o turismo sustentável no Espírito Santo.
Além disso, foi realizada a apreensão de uma embarcação de apoio aos pescadores ilegais, após ser verificado que o número de inscrição era falso. As atividades proibidas no arquipélago incluem tocar e coletar organismos marinhos, pesca, jogar lixo, acampamento, uso do fogo e churrasco, entre outras práticas prejudiciais ao ecossistema local. A conscientização sobre essas proibições e a fiscalização constante serão fundamentais para a preservação desse importante patrimônio natural.
Fonte: Governo ES