22.7 C
Marataizes
terça-feira, julho 2, 2024
22.7 C
Marataizes
terça-feira, 2 julho 2024
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
NotíciasPolí­ciaOperação da Deic ataca organização de falsificação de diplomas em Vila Velha...

Operação da Deic ataca organização de falsificação de diplomas em Vila Velha – PC-ES

A Operação “Sem Efeito” realizada pela Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), através do Departamento Especializado de Investigações Criminais (DEIC), teve como alvo uma organização criminosa que oferecia cursos falsos de mestrado/doutorado e serviços de revalidação de diplomas. A ação foi desencadeada no bairro Glória, em Vila Velha, com o objetivo de combater essa prática ilegal.

Quatro pessoas foram identificadas como integrantes da organização criminosa, e cerca de 20 estudantes foram identificados como vítimas do golpe. O esquema foi descoberto após duas professoras que participavam de um processo de elevação de nível, na Secretaria de Educação do município da Serra, serem informadas de que seus diplomas de mestrado eram falsos. Cada uma das professoras chegou a pagar o valor de R$ 50.000,00 pelo curso de Mestre em Educação.

O delegado-geral da PCES, José Darcy Arruda, ressaltou a importância do trabalho conjunto entre a polícia e a imprensa para identificar mais vítimas e mensurar o prejuízo causado por esse tipo de golpe. A instituição de ensino em questão utilizava um registro do Estado da Flórida nos Estados Unidos para ministrar cursos religiosos, aproveitando-se desse registro para oferecer cursos EAD no Brasil e prometer a revalidação dos diplomas após a conclusão do curso.

A operação resultou na suspensão da atividade econômica da instituição, no bloqueio de contas bancárias dos envolvidos e na apreensão de diplomas falsificados e documentação comprobatória. Os investigados responderão pelos crimes de associação criminosa, estelionato e falsidade documental.

Para evitar cair em golpes semelhantes, é importante procurar instituições estabelecidas no mercado, verificar se possuem credenciamento na Capes e no MEC, e checar se alguma instituição já teve diplomas reconhecidos por ela emitidos.

A ação da Polícia Civil do Espírito Santo demonstra o compromisso em combater a criminalidade e proteger a população de atividades fraudulentas. É fundamental estar atento e buscar informações confiáveis ao ingressar em cursos e programas de ensino, a fim de garantir a integridade e validade de sua formação acadêmica.

Fonte: Polícia Civil ES – Confira + em PC ES.

Editor
Editor
Roberta Carvalho editora do Portal Maratimba

Confira Também

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.