22.7 C
Marataizes
sábado, outubro 12, 2024
22.7 C
Marataizes
sábado, 12 outubro 2024
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
NotíciasGeralObra do Terminal Pesqueiro de Itaipava segue a todo vapor

Obra do Terminal Pesqueiro de Itaipava segue a todo vapor

A obra do Terminal pesqueiro de Itaipava, compreende uma área total de 7.850 m² e está em fase de construção.

Cerca de 50% da obra já foi concluída e o local terá capacidade para atender cerca de 400 embarcações locais, mais o fluxo de embarcações das cidades vizinhas. Com o desembarque facilitado, mais barcos devem atracar em Itaipava, gerando mais clientes para restaurantes, pousadas, comércio e demais setores que fomentam a economia local, que gira em cima do pescado.

Segundo o Engenheiro Guilherme Caldeira, que atendeu nossa equipe de reportagem, 100% da fundação offshore já foi executada, que é a parte mais complexa da obra. Hoje, a obra encontra-se na fase de superestrutura, consistindo na execução dos blocos de coroamento elípticos e da 1ª laje do Terminal Pesqueiro e Píer de Atracação. O escoramento utilizado na sua construção é invertido, ou seja, toda a estrutura é pendurada em perfis e treliças metálicas que correspondem a, aproximadamente, 500 toneladas de material – cerca de 25 carretas. A obra estima uma produtividade média de 500 metros cúbicos de concreto por mês até a finalização desta etapa. Para execução da obra, a empresa responsável conta com diversos equipamentos de grande porte como Guindaste de 125 toneladas, Balsa Munck, escavadeira e rebocador, além de outros de menor porte, como geradores, compressores, rompedores pneumáticos, máquinas de solda, conjunto óxi-corte e etc.

Nestes últimos meses que o Prefeito em Exercício Thiago Peçanha Lopes vem administrando o município de Itapemirim, ele tem se dedicado ao máximo para que essa obra avance e fique pronta o mais rápido possível, pois ele é filho de pescador e sabe como este empreendimento vai mudar a vida dos atuais e futuros pescadores do Distrito de Itaipava. Além disso ele espera que a economia de Itapemirim cresça com essa instalação que abrirá muitos postos de emprego no decorrer dos anos de funcionamento deste Terminal Pesqueiro.

“É um prazer muito grande nossa administração estar dando andamento e investindo nesse Terminal Pesqueiro do Distrito de Itaipava, nós estamos falando do maior Terminal Pesqueiro do pais, e eu acredito que isso vai impactar toda economia de Itapemirim e também do sul do estado. Nós como administração faremos o possível para entregar essa obra o mais precocemente aceitável, e vamos caminhar para investir também nas proximidades deste local onde foi instalado este empreendimento”. Disse Dr. Thiago Peçanha Lopes.

O Terminal Pesqueiro é uma obra de infraestrutura de grande importância para a município de Itapemirim e toda a região Sul do Estado, pois vai oferecer condições para crescimento relevante ao setor pesqueiro da região que já é um dos mais fortes do país, podendo gera outras frentes de trabalhos não utilizados até o momento em Itapemirim. A finalidade do terminal será de abastecer as embarcações com gelo, óleo diesel, retirada e beneficiamento do pescado, oferecer oficina para barcos, escola náutica, centro administrativo e um centro de apoio aos pescadores que são trabalhadores rústicos que necessitam de uma atenção especial por parte da gestão pública.

“Quando essa obra estiver pronta nós não vamos precisa se molhar, nem precisa carregar peixe nas costas como nós fazemos. Às vezes chegamos em casa com dores na coluna e sofremos sem as melhores condições”. Disse um pescador da região.

Segundo o secretário municipal de Aquicultura e Pesca, José Arthur Marquiole, o terminal pesqueiro vai “trazer dignidade para a pesca, para o pescador, pois proporcionará mais conforto e comodidade aos trabalhadores”.

Os pescadores do Distrito de Itaipava estão aguardando essa obra há mais de 14 anos, mas vendo a evolução das obras nos últimos meses eles voltaram a acreditar que o Terminal pesqueiro realmente vai sair do papel. A previsão é que a estrutura fique mais complexa fique pronta até meados de 2019 e que entre em funcionamento até dezembro de 2019.

Confira Também