Você sabe o que significa o Dia das Bruxas? Apesar de não ser tão comemorado no Brasil, o Halloween é uma das datas mais esperadas no hemisfério norte.
Nesses lugares, acontecem várias celebrações em 31 de outubro, e o dia movimenta muito dinheiro na economia.
No entanto, nos últimos anos a tradição tem se popularizado também aqui no Brasil. Apesar de não ser uma manifestação cultural tão forte, já é possível encontrar várias festas temáticas.
Nelas, podemos encontrar pessoas com fantasias assustadoras e até mesmo divertidas.
Além disso, alguns condomínios e bairros até adotaram a prática de pedir doces nas portas das casas. Ou seja, o famoso “gostosuras ou travessuras”.
No entanto, junto com a recente popularidade do Halloween, muitas pessoas ainda têm dúvida sobre o significado da comemoração. Pensando nisso, a seguir te contamos em detalhes o que significa o Dia das Bruxas.
O que significa o Dia das Bruxas?
Para entendermos o que significa o Dia das Bruxas, precisamos explicar melhor a origem da palavra Halloween.
Halloween deriva da expressão escocesa “All Hallow’s Eve”. Na língua inglesa, “hallow” é uma palavra antiga que significa “santo”. Já “eve” quer dizer véspera. Assim, Halloween é a véspera do Dia de Todos os Santos, que por sua vez é comemorado no dia 1º de novembro.
Sendo assim, podemos ver que o Halloween tem um significado ligado à religião cristã. Também por isso, aqui no Brasil o termo foi traduzido para Dia das Bruxas. Essa é uma referência tanto à própria história do feriado, quanto ao hábito de se fantasiar.
No entanto, a história por trás de o que significa o Dia das Bruxas é muito mais complexa, e passa também por outros costumes.
Como surgiu o Dia das Bruxas?
Muitos estudiosos acreditam que o Dia das Bruxas, ou Halloween, vêm de um famoso festival pagão. Por volta do século V Antes de Cristo, o povo celta comemorava o Samhain. Essa comemoração durava três dias, e celebrava a colheita, o fim o verão, e o início do inverno.
Além disso, o Samhain também tinha um significado sobrenatural. Isso porque os celtas acreditavam que no dia 31 de outubro o limite entre o mundo dos vivos e dos mortos era menor.
Assim, os fantasmas conseguiam vir até a Terra visitar seus familiares e antigas casas. Além disso, algumas entidades não eram assim tão boas, e podiam causar, até mesmo, danos em colheitas e plantações.
Com isso, o Samhain também era uma forma de prestar tributos aos mortos e pedir proteção dos deuses. Estudiosos apontam que os celtas faziam grandes fogueiras, e nelas queimavam o excedente da colheita.
As cores no Dia das Bruxas
Muitos símbolos famosos no Dia das Bruxas, atual vêm desse festival de Samhain. Dentre eles, podemos citar as cores características do Halloween, laranja, preto e roxo.
As duas primeiras cores fazem referência à época em que o festival pagão acontecia. Por ser no outono do hemisfério norte, era muito comum que as folhas das árvores estivessem com uma coloração alaranjada.
Além disso, o preto se refere aos dias, que a partir de outubro começavam a se tornar cada vez mais escuros. Isso acontecia por causa do inverno na Europa.
Já o roxo foi incorporado mais tarde, quando a Igreja Católica transformou o Halloween em Dia das Bruxas. Isso porque a cor sempre foi muito relacionada às figuras das bruxas. Sobre isso, inclusive, trataremos em mais detalhes a seguir.
O que significa o Dia das Bruxas para o cristianismo?
Apesar de ter nascido como um festival pagão, conforme os anos o Halloween passou a ter uma importância grande no cristianismo.
A primeira relação entre os cristãos e o Halloween não foi das melhores. Isso porque, durante a Idade Média, a comemoração era heresia. Assim, quem celebrasse o Samhain, durante a Inquisição, recebia uma acusação de bruxaria, e podia até ser queimado vivo nas fogueiras.
Inclusive, foi nessa época que a Igreja Católica passou a chamar o festival de Dia das Bruxas. Esse nome faz referência à Caça às Bruxas, movimento que perseguiam vários tipos de pessoas, em especial, mulheres, durante a Inquisição.
No entanto, com o tempo as duas tradições começaram a se fundir.
No século XVIII, o papa Gregório III declarou o Dia de Finados em 2 de novembro. Com isso, ele alterou o Dia de Todos os Santos, de 13 de maio, para 1º de novembro.
Assim, 31 de outubro se tornou a véspera do Dia de Todos os Santos. Foi nesse contexto que o nome Halloween foi usado pela primeira vez.
Muitos estudiosos acreditam que essa mudança aconteceu para transformar o Samhain em uma comemoração cristã. Com isso, afastando os povos pagãos ainda mais de sua religião antiga, e fundindo os costumes celtas aos ensinamentos da Igreja.
Os símbolos do Dia das Bruxas
Com a mistura entre o Samhain e o Dia de Todos os Santos, vários dos símbolos foram mantidos. No entanto, o significado deles foi alterado.
1. A fogueira
A fogueira é um desses exemplos. Assim como na comemoração pagã, no Halloween também era feita uma fogueira em oferenda aos mortos. No entanto, nela era queimado joio, e sua fumaça seria o caminho das almas até o purgatório.
Além disso, no Halloween o tributo não era feito aos deuses para afastar os espíritos dos mortos. Mas sim aos santos, para afastar as bruxas. Com isso, vários símbolos, como a bruxa, a vassoura e o gato preto foram incorporados ao feriado.
2. Comida e fantasias
Além disso, durante o Samhain era comum que as pessoas se fantasiassem, e essa tradição se manteve no Dia das Bruxas. A comemoração também contava com grandes banquetes, e tinha uma relação próxima com a comida, assim como a festa pela colheita da época pagã.
3. Previsão do futuro
Outro costume do Halloween cristão era a previsão do futuro. Pessoas diziam saber quando iam morrer, ou até encontrar seu grande amor.
Doces ou travessuras?
Outro símbolo bem famoso do Halloween é a famosa frase: Doces ou travessuras? Afinal, de onde veio o hábito de pedir guloseimas de porta em porta?
Vários estudiosos afirmam que essa tradição surgiu na época do Halloween cristão. Nessa ocasião, crianças batiam de porta em porta cantando rimas e orações para os mortos. Como agradecimento, recebiam bolos, que representavam o seu espírito salvo do purgatório.
Além disso, também existe uma lenda ligada a essa tradição. Muitas histórias contam da existência de um irlandês em 1910, que liderava uma procissão para conseguir comida de agricultores. O homem dizia que, caso não conseguisse alimentos, a colheita seria amaldiçoada.
O que significa o Dia das Bruxas nos Estados Unidos?
Apesar de ter se popularizado nos Estados Unidos, o Dia das Bruxas não surgiu no país. Na verdade, essa tradição foi levada aos EUA pelos irlandeses.
Durante o século XIX, a Irlanda enfrentou um momento chamado de A Grande Fome. Nessa época, muitas pessoas passaram a não ter o que comer. Com isso, decidiram viajar procurando uma casa em locais com melhores condições de vida.
A história aponta que mais de um milhão de irlandeses imigraram para os EUA, levando seus costumes e tradições. Assim como aconteceu com o Halloween e o Samhain, as festas da Irlanda também se fundiram às comemorações dos Estados Unidos.
Mas, nos EUA, o feriado se popularizou ainda mais do que na Europa. Além disso, no século XX ele agregou um valor comercial muito grande, além da questão religiosa.
Com isso, os Estados Unidos se tornaram o país que mais comemora o Dia das Bruxas no mundo. Lá o dia é até um feriado, e os estadunidenses não poupam esforços na hora de celebrar. Eles decoram suas casas, compram fantasias e fazem grandes festas em suas comunidades.
Os símbolos do Dia das Bruxas nos EUA
Além de saber o que significa o Dia das Bruxas, o feriado também conta com vários símbolos. E enquanto alguns são bem antigos, outros foram incorporados nos últimos séculos pelos Estados Unidos.
1. O espantalho
Apesar de serem fortes símbolos do Halloween, os espantalhos foram incorporados à tradição no século XX.
Para falar dos espantalhos, é importante mencionar o milho, que faz parte da agricultura norte-americana. Os espantalhos eram usados, na época, para afastar as pestes das colheitas, e aos poucos entraram para a decoração da festa.
2. As abóboras
Assim como os espantalhos, as abóboras também foram incorporadas no Halloween pelos norte-americanos.
No entanto, a origem do costume vem de uma lenda irlandesa. Um mito conta sobre um ferreiro chamado Jack, que enganou o diabo, mas não conseguiu ir para o céu ao morrer. Com isso, ele começou a vagar pelo mundo dos vivos segurando uma lanterna para guiar o caminho.
Foi com base nessa história que surgiu a tradição de fazer desenhos em vegetais, e colocar uma lanterna do lado de dentro para iluminá-los. No entanto, na Europa era comum que isso fosse feito com nabos.
Foi só quando o Halloween chegou aos Estados Unidos, que o nabo foi deixado de lado. Assim, foi introduzida a abóbora, um dos símbolos mais famosos do feriado até hoje.
3. Sustos e pregar peças
Apesar de a tradição de “doces ou travessuras” já existir desde o Halloween cristão, foi com o Dia das Bruxas dos Estados Unidos que a parte das travessuras ficou famosa.
A partir dos anos 1920, se tornou comum pregar peças e dar sustos nas pessoas durante a época do Halloween. Esse ato se intensificou ainda mais na década seguinte, por causa da transmissão de Guerra dos Mundos de Orson Welles.
Em 1938, às vésperas do Halloween, Welles assustou o povo dos Estados Unidos ao falar, no rádio, sobre uma invasão de alienígenas. O ator contou, como se estivesse em um jornal, que seres de outro planeta tinham invadido a Terra.
Com isso, muitas pessoas ficaram em pânico, não entendendo que tudo não passava de uma história. Ao final da transmissão, Welles revelou que era apenas uma pegadinha de Dia das Bruxas. Ele ainda comparou a história com o ato de colocar um lençol no corpo e fingir ser um fantasma.
Foi assim que a tradição de assustar e pregar peças durante o Dia das Bruxas surgiu.
O que significa o Dia das Bruxas no Brasil?
Após falarmos de sua origem, precisamos também contar sobre o que significa o Dia das Bruxas no Brasil.
Ainda hoje, o Halloween é uma festa estrangeira. Ou seja, todo o costume da comemoração vem do seu significado nos Estados Unidos e Europa.
Por causa disso, o Dia das Bruxas não é tão popular aqui no Brasil quanto é no hemisfério norte. Por muitos anos o dia foi comemorado apenas em escolas, e não recebeu muita atenção.
No entanto, nos últimos anos sua importância no país tem crescido. É comum, principalmente em grandes cidades, encontrar várias festas à fantasia nessa época do ano. Mas, por outro lado, todas essas comemorações costumam ser privadas, e não públicas, como acontece fora do país.
Além disso, no Brasil ainda não é comum o ato de decorar as casas para o Halloween. Aqui, é o Natal que desempenha essa função.
O Dia do Saci
Além do Dia das Bruxas, em 31 de outubro também é comemorada outra data importante aqui no Brasil. É o chamado Dia do Saci.
O Dia do Saci surgiu como projeto de lei em 2003, mas só foi instituído dez anos depois, em 2013. A data é uma forma de resgatar a cultura nacional e o folclore brasileiro. Com isso, o Saci Pererê, uma das figuras mais famosas da nossa história, foi usado para representar o dia.
A ideia é divulgar a cultura do Brasil, e não ficar refém apenas aos ideais de fora do país. Por isso, nesse dia é comum que escolas façam atividades para que crianças conheçam lendas folclóricas brasileiras.
No entanto, até hoje a data não é tão celebrada quanto o Halloween. Além disso, não se trata de um feriado, assim como é o Dia das Bruxas nos Estados Unidos, por exemplo.
Atualmente o Halloween é uma das comemorações mais famosas do mundo. A sua origem é muito rica, e saber o que significa o Dia das Bruxas é essencial para entender algumas tradições da data, que existem até hoje.