Você sabia que existem uma variedade muito grande de calmantes naturais cada um com seus benefícios específicos?
É comum pensarmos que quando se fala em calmantes naturais que todos façam o mesmo efeito em todas as pessoas. Mas isso nem sempre é verdade.
Se quiser saber mais a respeito disso e também conhecer alguns tipos de calmantes naturais e seus benefícios, continue conosco que vamos explicar tudo para você.
O que são calmantes naturais?
Bom, você, com certeza, sabe o que significa um remédio calmante.
Mas aqui vamos falar de calmantes naturais, ou seja, alimentos que funcionem como calmante em seu estado natural.
Como comentado antes, nem todo calmante serve para resolver todos os problemas.
Por exemplo, um calmante natural que sirva para aliviar o estresse, pode não ter o mesmo efeito para quem quer um ‘remédio’ para a insônia.
Em sua grande maioria, os calmantes naturais têm mais de uma função, então pode existir a possibilidade dele servir para um ou mais problemas.
FIQUE ATENTO!
Mas tenha sempre em mente em procurar um calmante natural que resolva o seu problema específico.
De nada adianta você, por exemplo, estar estressado devido ao trabalho ou outros problemas e tomar o calmante natural que a sua amiga que sofre de insônia recomendou.
Nesse caso você pode acabar apenas com mais sono do que já tem e continuar estressado.
Outra coisa importante em frisar. Nunca tome um medicamento, mesmo ele sendo natural, como os que vamos descrever daqui a pouco, sem antes consultar um médico.
Só o médico tem a capacidade de diagnosticar com exatidão se o seu problema é resolvido com um desses calmantes naturais, ou se você precisa de um outro tipo de tratamento.
Siga recomendações médicas!
Da mesma forma, nunca substitua o tratamento descrito por um médico, por algum produto, natural ou não.
Os calmantes naturais que vamos descrever servem como um auxiliar para o seu problema e nunca como um substituto de algum tratamento específico.
Tipos de calmantes naturais
Agora que já deixamos tudo explicado para você, vamos falar de alguns tipos de calmantes naturais e quais são os benefícios que eles trazem para a sua saúde como um todo.
Sim, por serem produtos naturais eles, em alguns casos, podem trazer outros benefícios para o seu corpo, além de ‘apenas’ acalmar.
Alguns desses calmantes naturais são:
- Alface;
- Camomila;
- Abacate;
- Maracujá;
- Chocolate;
- Hortelã.
Abaixo explicaremos cada um deles para você.
1. Alface
Começando com um alimento bem diferente e que muitas pessoas não sabem que pode ser um excelente calmante natural.
Aqui o talo da alface é onde esta concentrado a substância calmante de nome lactucina, então na hora de comer não jogue fora essa parte da folha.
Esse alimento deve ser ingerido diariamente, ou no almoço, ou na janta (não precisa estar presente nas duas refeições) em uma boa quantidade.
Se você é do tipo que não gosta de verduras e legumes nas refeições, pode optar por fazer um chá do talo da alface.
2. Camomila
O chá de camomila é muito bom para quando você está com insônia ou com qualquer outro problema de nervosismo que te impedem de dormir.
A camomila também faz bem para o sistema digestivo como um todo. Você pode optar pelos sachês, esses comuns que são vendidos em supermercados. Uma xícara de chá de camomila 30 minutos antes de deitar para dormir é o recomendado.
3. Abacate
O abacate possui uma substância que age como bloqueador e nivelador do cortisol no corpo.
O cortisol por sua vez é um dos principais hormônios do estresse e sua produção em demasia pelo corpo pode causar até quadros de depressão.
Além disso ele também funciona como um regulador do sistema digestivo, principalmente dos intestinos, o que causa uma sensação de estar mais leve, que auxilia também no combate aquela sensação ruim que as vezes dá no corpo.
Mas cuidado, abacates são ricos em calorias e gordura. Então se optar por comê-lo todos os dias, recomendamos pequenas quantidades.
4. Maracujá
Essa já é uma grande conhecida da população, serve tanto para acalmar como para quem tem problemas para dormir.
Porém se você é uma pessoa nervosa, que está sempre irritada, mesmo quando acabou de acordar, recomendamos esse calmante natural.
O recomendado são duas xícaras de suco de maracujá por dia, uma no café da manhã e outra antes de dormir, preferencialmente 30 minutos antes de dormir.
Mas cuidado, se você é uma pessoa que já tem sonolência durante o dia, evite o maracujá.
Se sofrer de pressão baixa também. O chá da flor-de-maracujá também tem o mesmo efeito, caso você não goste do suco dessa fruta.
5. Chocolate
Não é atoa que o chocolate é recomendado para mulheres que estão na TPM. O que pode parecer uma brincadeira, até mesmo de mau gosto, tem toda uma base científica.
O chocolate estimula a produção de hormônios do prazer, os mesmos produzidos durante um orgasmo por exemplo. Auxiliando na melhora do humor e também no relaxamento do corpo.
Além de aumentar esses hormônios ele também bloqueia temporariamente a produção de cortisol, o hormônio responsável pelo mau humor e estresse. Quanto mais amargo e rico em cacau for o chocolate, melhor. Mas não esqueça que ele é rico em calorias e açucares, então modere no consumo.
6. Hortelã
O chá de hortelã é excelente para as pessoas com tensão muscular, uma vez que auxilia no relaxamento dos músculos.
Também é um excelente diurético então auxilia no combate a pressão alta, assim como outras doenças cardiovasculares.
Se você se sente tenso após um longo dia, uma xícara desse chá antes de deitar é ótimo para dormir com o corpo relaxado.
Pessoas que sofrem de pressão baixa devem evitar o chá de hortelã.
Considerações finais
Os calmantes naturais, como visto, são diversos e cada um trabalha de uma forma diferente, por isso é sempre importante procurar o que melhor se encaixa no seu problema.
Como dito, é muito importante consultar um médico antes de começar a fazer uso de um medicamento, mesmo que ele seja natural.
Se você estiver em um desses grupos descritos abaixo é imprescindível que procure um médico, pois o uso de alguns deles podem agravar o seu problema clínico.
- Grávidas;
- Lactantes;
- Idosos;
- Crianças;
- Pessoas que sofrem de pressão baixa.
Gostou? Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais.