24.2 C
Marataizes
quinta-feira, novembro 21, 2024
24.2 C
Marataizes
quinta-feira, 21 novembro 2024
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
Calmante NaturalBebêsO que é Pé Chato? Conheça e saiba como tratar!

O que é Pé Chato? Conheça e saiba como tratar!

Você o que é Pé Chato, mesmo sendo algo muito fácil de identificar. Ele também é chamado de pé plano, e é uma situação bastante comum durante a infância.

Ele pode ser identificado quando toda a planta dos pés toca chão, sendo uma ótima forma de identificar isso é após o banho. Você pode observar com o pé ainda molhado em cima de uma toalha, analisando o desenho dos pés.

Na situação de um pé chato, esse desenho é bem mais largo que o comum. Por outro lado, no centro de um pé normal, o desenho dos pés fica estreito.

Para corrigir o pé chato, os responsáveis deve consultar um médico ortopedista. O tratamento consiste, essencialmente, no uso das palmilhas, de sapatos ortopédicos.

Além disso, alguns casos podem necessitar de sessões de fisioterapia, possuindo exercícios que fazem com que a se forme a cavidade dos pés, além de exercícios físicos.

O que é Pé Chato? Quando é necessário fazer tratamento?

Quando o pequeno tem até oito anos, nem sempre é preciso tratamento para resolver o problema de pé chato.

Até os oito anos, é comum que a criança possua os pés chatos, pois o local da curvatura pode ter alguma gordura que esteve ali desde que ela seu nasceu.

O pediatra vai poder acompanhar o desenvolvimento dos pés e a forma como o pequeno anda dos dois até os seis anos. Depois dessa idade, caso o problema permaneça, ele pode indicar um ortopedista.

Portanto, será o ortopedista que decidirá se precisa aguardar mais um tempo para analisar o arco dos pés. Através dessa análise ele consegue ver se esse arco se forma naturalmente, ou se precisa tratar.

Quando se trata de um adulto, esse tratamento pode ser diferente. Nos adulto os pés chatos provocam outros desconfortos como as dores de coluna, dor no calcanhar e dificuldade em articular os joelhos

Portanto, é necessário que o adulto consulte um ortopedista para analisar o motivo destes sintomas. Além disso, o profissional indicará o melhor tratamento para a ocasião.

O que é pé chato: Dicas para o arco do pé se formar naturalmente

Certas dicas podem ser adotadas para auxiliar a formar o arco do de forma natural, como:

  • Andar descalço nas areias da praia por 30 minutos todo o dia;
  • Pedalar com frequência;
  • Calçar sapato semi-ortopédico, logo quando o pequeno aprender a caminhar;
  • Botar uma fita adesiva que cubra a planta dos pés.

Essas dicas precisam ser seguidas assim que os responsáveis observarem que o pequeno tem o pé chato, antes dos seis anos.

Porém, elas também precisam ser seguidas depois que o pequeno faça o tratamento, depois dos oito anos.

É comum que muitas crianças até os três anos tenha o pé chato, sem nenhuma curva na planta dos pés, mas depois dessa fase as curvas devem começar a aparecer.

Porém, se isso não acontecer, os responsáveis devem consultar o pediatra. No pediatra eles podem solicitar sapatos adequados, vendo se a sola interna molda as curvas dos pés.

Tanto com as crianças quanto em adultos, deve-se evitar todo sapato que tenha o solado interno 100% reto. Mesmo sendo os mais baratos e tranquilos de achar em lojas, eles não preservam a posição adequada para os pés.

O que é pé chato: Saiba as opções de tratamento

Quem não sabe o que é pé chato, não imagina que existem inúmeras formas de tratar esse problema. Normalmente, começam a tratar depois dos seis ou sete anos, como:

1. Usar os sapatos ortopédicos

Em casos de criança com pés chatos, o ortopedista pediátrico pode recomendar os sapatos ortopédicos para a criança.

Normalmente, como os pés ainda estão em desenvolvimento, o formato desse sapato e o uso de uma palmilha adequada auxiliam na formação do arco dos pés.

A criança deve usar os sapatos ortopédicos diariamente, mas atualmente já existem diversas opções como as sandálias, tênis, as botas, com muitas cores e bem bonitos.

O essencial é adquirir os sapatos ortopédicos recomendados pelo médico em uma loja de produtos especializados.

Afinal, cada criança possui sua necessidade específica e os sapatos não são essencialmente iguais. Portanto, é necessário pegar as medidas, e em alguns e, pode ser necessário fazer os sapatos sob a medida do pequeno.

2. Utilizar palmilhas dentro dos sapatos não ortopédicos

Uma palmilha encomendada especialmente pode ser utilizada dentro de um sapatênis, por exemplo. Além disso, essa planilha precisa ser mais alta nos calcanhares e possuir um apoio para o centro dos pés.

Porém, mesmo que esse seja uma ótima ajuda, isso não retira a importância de utilizar os sapatos ortopédicos.

3. Sessões com um fisioterapeuta

As sessões de fisioterapia também podem ser feitas uma ou duas vezes por na semana. Nas sessões, são ministrados exercícios e algumas manipulações nos pés do pequeno.

Qualquer clínica especializada consegue realizar esses atendimentos, porém um fisioterapeuta especializado em osteopatia e em reeducação postural consegue fazer uma análise detalhada de o todo corpo do criança.

Além disso, ele vai realizar um tratamento especializado que pode interferir não apenas nos pés, mas toda a postura corporal do pequeno.

4. Atividades físicas específicas

Algumas atividades físicas podem ser indicadas para ajudar a formar o arco do pé, como:

  • Caminhar nas pontas dos pés e somente sobre o calcanhar;
  • Apoiar o peso de seu corpo somente um pé e realizar agachamentos;
  • Segurar uma bola de gude usando os dedos do pé e botar ela em uma bacia,
  • Subir as escadas nas pontas dos pés;
  • Ficar deitado com a barriga para cima e deixar a planta dos pés juntos.

Além disso, é legal também inscrever o pequeno em exercícios como o ballet, a ginástica artística ou na natação. Ou seja, atividades que ajudam a deixar os músculos mais fortes e que formam o arco dos pés mais rápido.

As crianças são únicas, e cada uma possui o seu próprio tempo, porém o essencial é que ela realize esse tipo de exercício, pelo menos, duas vezes na semana.

Dessa forma, a criança não vai ficar sobrecarregada. Além disso, para que o pequeno não fique enjoado das atividades, você pode variar, realizando as que ela deseja uma vez na semana.

5. Cirurgia

É preciso realizar cirurgia para fazer a correção desse problema quando os tratamentos não forem efetivos e o pequeno ou o adulto ainda continua com o pé chato.

A cirurgia, normalmente, é realizada em um pé de cada vez. Geralmente, são realizados diversos procedimentos cirúrgicos e o paciente fica em repouso por uma semana.

Após isso, é necessário fazer sessões de fisioterapia para auxiliar na recuperação. Depois de se recuperar, a cirurgia deve ser feita no outro pé, repetindo o processo até se livrar do pé chato de vez.

O que acontece se não fazer tratamento?

A má formação do arco dos pés resume o que é pé chato, e esse problema rende diversas complicações. Isso porque, o arco dos pés tem como função auxiliar no amortecimento das pressões ao caminhar, correr ou saltar.

Portanto, quando o paciente não possui o arco do pé correto e tem o problema de pé chato, os seus pés ficam desprotegidos.

Em outras palavras, esse problema pode resultar em depois de um tempo. Um desses problemas é a fascite, que é uma inflamação embaixo dos pés que rende intensas dores.

Além de dores e desconfortos no tornozelo, nos joelhos e nos quadris, por exemplo.

Se você aprendeu o que é pé chato e como resolver esse problema, compartilhe esse texto. Evitar esse problema é prevenir problemas mais chatos no futuro

Confira Também