Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the google-analytics-for-wordpress domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u855461060/domains/portalmaratimba.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. O carregamento da tradução para o domínio td-cloud-library foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/u855461060/domains/portalmaratimba.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121
O Fim Das Máscaras Como Obrigação
22.2 C
Marataizes
segunda-feira, maio 5, 2025
segunda-feira 5 de maio de 2025
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
spot_img
segunda-feira 5 de maio de 2025
NotíciasGoverno ESO Fim Das Máscaras Como Obrigação

O Fim Das Máscaras Como Obrigação

Boa parte da população capixaba já não usava máscara em locais públicos abertos. Tornou-se comum ver as pessoas carregando na mão a máscara para eventualmente colocá-la ao entrar em locais fechados. Alguns alegam falta de conscientização, outros, falta de punição.

Fato é que o fim da obrigatoriedade corrobora o que já acontecia na prática.
O debate se volta agora para a manutenção da regra em locais fechados.

O Estado do Rio de Janeiro facultou a decisão aos municípios. Com isso, a cidade do Rio, por exemplo, pôs fim a exigência na semana passada. Lá, a taxa de transmissão — ritmo de contágio (RT) — está nos mesmos patamares que aqui, 0,3.

Mais de 80% da população acima de 12 anos já tomou a primeira e segunda doses contra a covid. Diante desses números, a prefeitura flexibilizou também o uso de máscaras nas escolas.

Por aqui, o índice de vacinação da população total com as duas doses é de 78%. Nos municípios classificados como risco baixo, a Secretaria de Saúde decidiu manter a exigência para os locais fechados e ainda não abriu debate para flexibilizar a medida nas escolas.

Apenas aqueles em risco muito baixo, onde o índice de vacinação já superou 80% da população adulta e 90% da população entre 12 e 17 anos, o governo liberou o uso de máscaras em locais fechados, inclusive nas escolas.

A posição do governo do Espírito Santo não tem sido muito diferente dos outros dois estados da região sudeste.

No sábado, o governo mineiro já sinalizou que ao atingir o patamar de 80% de vacinados e 70% da população com a dose de reforço vai desobrigar o uso de máscaras em locais fechados.

São Paulo também deve trilhar esse mesmo caminho na próxima semana.
Mas nem um, nem outro definiu como ou quando vai desobrigar o uso de máscaras em sala de aula ainda que todos acenem para esta possibilidade.

O que esperamos é que o governo do Espírito Santo siga tomando medidas de acordo com a ciência, sem deixar de avaliar medidas implementadas por outros estados e outros países que sinalizem de maneira mais objetiva e sem excessos a volta da normalidade.

Fonte: Editorial Rede Vitória

Editor
Editor
Roberta Carvalho editora do Portal Maratimba

Confira Também