O número de acidentes registrados no fim de semana fez baixar os estoques de sangue na Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro.
De sábado a domingo foram 26 ocorrências de trânsito, sendo 21 delas de moto e 5 de carro.
O tipo O negativo é o mais crítico e está zerado. O enfermeiro do Banco de Sangue Guilherme Polastrello explicou que o O negativo é o tipo mais importante, já que pode ser utilizado para qualquer paciente, independente do tipo sanguíneo.
“Se o acidentado chega e precisa urgente de sangue o O negativo é o que vai ser utilizado primeiramente para salvar o paciente”, explicou.
Outro agravante é que se o paciente for O negativo ele só pode receber o mesmo tipo sanguíneo. “Por isso não podemos ficar sem. A gente faz apelo para que os doadores venham até o hospital e façam sua doação”.
Os estoques de sangue também estão abaixo dos desejáveis para outros tipos também. O positivo só tem 40% para atender a demanda do hospital.
O B positivo tem 50%, A positivo 15%, A negativo 20%, AB negativo 25% e o B negativo está zerado.
Com o objetivo de manter a segurança de todos, os doadores de sangue precisam fazer o agendamento prévio para evitar aglomerações de pessoas.
O telefone para o agendamento é o (28) 2101-2123. Profissionais de saúde farão a triagem do doador pela própria ligação para saber se ele está apto a doar.
Serão permitidas apenas duas pessoas a cada 30 minutos para realizar a doação e manter a distância de segurança.
Além disso, é obrigatório o uso de máscara e fazer a higienização das mãos com álcool em gel disponibilizado no setor.
Doadores acima de 50 anos também não vão poder fazer a doação temporariamente.