22.6 C
Marataizes
quarta-feira, maio 28, 2025
quarta-feira 28 de maio de 2025
Slideshow de ImagensSlideshow de Imagens
spot_img
quarta-feira 28 de maio de 2025
NotíciasGoverno ESNovas consultas garantem mais transparência aos dados públicos no ES

Novas consultas garantem mais transparência aos dados públicos no ES

Novas consultas garantem mais transparência aos dados públicos no ES

Novas consultas, acesso mais fácil aos dados e detalhamento das compras públicas: em 2019, a transparência ganhou força no Espírito Santo.  Dentre as novidades implementadas pela Secretaria de Controle e Transparência (Secont) está o atendimento a uma demanda histórica da sociedade, com a abertura dos dados dos incentivos fiscais recebidos por empresas no Estado. Agora, todo cidadão sabe quem recebe o benefício e por qual período.

Além da lista de empresas que recebem incentivos fiscais, as notas fiscais eletrônicas referentes a compras realizadas pelo Poder Executivo Estadual passaram a ser publicadas. Criado em parceria com a Secretaria da Fazenda (Sefaz), o Painel de Compras Públicas reúne as notas emitidas desde 2012, e permite a busca de dados pelo nome do órgão, pelo CNPJ, pelo nome do fornecedor, por um período determinado ou pesquisando pelo valor da nota fiscal.

A divulgação – que é uma das ações definidas como prioritárias pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (Enccla)  –  possibilita que entidades, acadêmicos, imprensa e cidadãos em geral possam montar suas pesquisas e amplia o conhecimento sobre os gastos públicos.

Outra medida que trouxe mais transparência à gestão estadual foi a publicação das agendas públicas das autoridades do Poder Executivo nos sítios institucionais. Além disso, por meio de um programa de computador, o  Monitoramento Automático de Informações de Livre Acesso, a verificação da atualização das agendas passou a ser diária e automática.

O programa, conhecido como robô Maila, foi criado pela equipe da Subsecretaria de Transparência e além de monitorar a atualização dos dados, notifica os responsáveis caso encontre inconsistências, emitindo um alerta.

Mais visibilidade

Já as informações sobre os honorários pagos a advogados dativos e os valores gastos com o pagamento de auxílio-moradia a servidores ganharam mais visibilidade. As duas consultas agora contam com campos próprios no Portal da Transparência e os dados são publicados em formato aberto, permitindo o download, a filtragem e a comparação com períodos anteriores.

Novidades para 2020

Para o próximo ano, o Portal da Transparência deverá passar por uma nova reformulação para permitir o acesso ainda mais rápido e descomplicado às informações públicas. O objetivo é tornar o site mais amigável. Além disso, está em curso a elaboração da nova política de dados abertos do Estado, e as avaliações de transparência ativa e passiva, que já aconteceram neste ano, devem ganhar novo foco.

Em 2020, as avaliações – que até então mediam a quantidade de informações e a agilidade nas respostas – passarão a mirar na maturidade das respostas que são enviadas ao cidadão e na qualidade dos dados disponibilizados no Portal da Transparência e nos sítios institucionais do Governo do Estado. Em 2019, após a realização da avaliação e a correção de desvios encontrados, os sites do poder público avançaram, e hoje o atendimento aos quesitos estabelecidos na Lei de Acesso à Informação é de 99,1%, em média.

Confira Também