Até lá, a chuva quase não dará trégua e infelizmente ainda poderá cair forte em algumas regiões capixabas.
Até lá, a chuva quase não dará trégua e infelizmente ainda poderá cair forte em algumas regiões capixabas.
Chuva volumosa no norte do ES
Segundo o Climatempo, nesta segunda-feira, 18, a previsão é de que a chuva mais volumosa caia sobre o norte do Espírito Santo, atingindo a região de São Mateus e Nova Venécia, por exemplo.
Na Grande Vitória, nas cidades serranas, e nas outras regiões capixabas, a chuva deve cair fraca a moderada nas próximas 48 horas, porém a qualquer hora. A chuva vai e volta, mas os períodos de estiagem, se ocorrerem, serão breves.
Durante a terça-feira, 19 de novembro, todo o Espírito Santo permanece com muita nebulosidade e chuva frequente, que pode cair a qualquer hora do dia, mas com fraca a moderada intensidade. Há possibilidade até de mormaço e alguns momentos sem chuva.
Vento marítimo mais forte
Porém, na quarta-feira, 20, o vento marítimo vai deve soprar com mais força novamente sobre o estado aumentando ainda mais a umidade no ar. Isto vai intensificar a chuva por todo o estado.
Na quinta-feira, 21, o tempo também deve ficar chuvoso.
Nos dias 20 e 21 de novembro, a chuva pode voltar a ser moderada a forte em todas as regiões do Espírito Santo, inclusive nos municípios que já estão situação crítica por causa do excesso de chuva dos últimos dias.
Mesmo com a previsão de enfraquecimento da chuva em algumas áreas do estado entre o domingo e a terça-feira, 19, ainda é alto o risco para deslizamento de terra nas regiões onde o solo ficou encharcado pela chuva dos últimos dias.
Permanece também a preocupação com o transbordamento de córregos e rios, pois o nível de vários deles se elevou muito por causa da chuva desta última semana.
Quanto choveu?
Pelos cálculos do INMET – Instituto Nacional de Meteorologia – a média de chuva para o Espírito Santo em novembro varia de 200 mm a 250 mm.
Apenas com a chuva acumulada entre o dia 11 e o meio da manhã do dia 16 de novembro, vários municípios capixaba já alcançaram ou até superaram esta faixa média de chuva.