26.4 C
Marataizes
segunda-feira, dezembro 16, 2024
26.4 C
Marataizes
segunda-feira, 16 dezembro 2024
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
NotíciasEspírito SantoNotícia sobre possível rompimento de barragem em Venda Nova do Imigrante é...

Notícia sobre possível rompimento de barragem em Venda Nova do Imigrante é falsa

Notícia sobre possível rompimento de barragem em Venda Nova do Imigrante é falsa
Notícia sobre possível rompimento de barragem em Venda Nova do Imigrante é falsa

As chuvas no Sul do Estado têm causado danos e gerado preocupação na população. Nos últimos dias, começou a circular na internet uma mensagem que diz que  a barragem de Alto Bananeiras tem risco de rompimento.

A notícia, no entanto, não é verídica. A barragem abastece o município e a grande quantidade de chuvas fez sim seu volume de água aumentar, mas a situação é normal.

“Estivemos no local nesta quarta-feira (22) e fizemos análise visual. A barreira de concreto não apresenta nenhum indício de rompimento”, relatou o tenente Willians, da 2ª Companhia de Bombeiros Militar, localizada em Venda Nova.

A vazão de água do reservatório teve aumento, conforme registraram os Bombeiros durante a inspeção desta quarta, mas a situação é esperada. “A vazão está um pouco acima do normal, mas isso é causado pelas chuvas. O indicador de volume registra 60 centímetros em uma escala que chega a 98 centímetros. Seria necessária uma quantidade muito grande de chuva para a capacidade do reservatório se esgotar”, acrescenta o tenente.

A Defesa Civil Municipal esteve com os Bombeiros na inspeção e também verificou que a barragem está dentro do normalidade. “Hoje o cenário é de situação normal, com vazão de água ainda distante de extrapolar o nível de segurança e, mesmo que esse nível suba mais 40 centímetros, a barragem foi feita para suportar”, explica Woelpher Pierângelo Bárbara, coordenador da Defesa Civil em Venda Nova.

O risco de danos causado pela barragem em eventual emergência é considerado médio. Porém, isso não significa que é média a chance de rompimento. “O nível de dano não é o mesmo que a possibilidade de a barragem se romper. A população precisa compreender isso para não gerar medo sem necessidade”, completa Woelpher.

Técnicos da Cesan também participaram da inspeção. Por meio de nota, a empresa disse que não há risco de rompimento. “A Cesan informa que, na manhã desta quarta-feira (22), técnicos da empresa, em conjunto com integrantes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, realizaram vistoria na Barragem Alto Bananeiras e constataram que a estrutura da barragem encontra-se em perfeito estado e não há risco de rompimento”, diz a nota na íntegra.

Prevenção e atenção são essenciais

Defesa Civil, Bombeiros, Prefeitura e outras autoridades têm acompanhado de perto a situação das chuvas. Quem precisar de auxílio pode ligar para 193 (Bombeiros) ou para (28) 99919-1389 (Defesa Civil). Compartilhe esta notícia com amigos!

Fonte: aquinoticias.com

Confira Também

1 COMMENT