O Município de Itapemirim, numa parceria das Secretarias de Assistência Social e Cidadania e Saúde, por meio dos departamentos do NAFAC e da AMA estão criando e já estão colocando em prática um programa que viabiliza para os cidadãos do interior, marcação de consultas médicas, exames e auxiliando em processos para facilitar a marcação de cirurgias.
As duas Secretarias já vêm fazendo uma avaliação por meio de uma anamnese social, que consiste em conhecer o cotidiano do paciente e traçar um perfil socioeconômico deste, tais como: dados pessoais, demográficos, familiares, habitacionais, culturais, sanitários, entre outros relacionados a saúde do cidadão. Com essas informações em mãos, os profissionais do NAFAC fazem a mediação entre o cidadão e a Agencia Municipal de Agendamento (AMA), facilitando deste modo a marcação dos procedimentos cirúrgicos e ambulatoriais.
Essas ações fazem parte do Projeto Provida que é desenvolvido mediante os esforços das duas Secretarias, e abrange comunidades dos distritos de Itapecoá e Rio Muqui, como Garrafão, Barbados, Cohab, Córrego do Ouro, Safra, Assentamento Nova Safra, Caxeta, Luanda, Brejo Grande e outras comunidades do interior.