Em visita a Bratislava, capital da Eslováquia, o presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), deputado Marcelo Santos (Podemos), dialogou sobre as potencialidades a serem exploradas em possíveis parcerias comerciais entre o Espírito Santo e o país do leste europeu.
Marcelo Santos esteve reunido com o embaixador brasileiro no país, Eduardo Ricardo Gradilone Neto, e o embaixador eslovaco, Roman Hošták. O parlamentar também esteve com o diretor de desenvolvimento da Associação de Apoio ao Investimento (ISA), Tibor Bucek, que também faz parte da Ordem Soberana de Malta. Na ocasião, o parlamentar pode saber mais sobre a comunidade brasileira na região e oportunidades de negócios.
Durante a conversa, o deputado apresentou o Espírito Santo e o excelente ambiente de negócios da região, demonstrando que o estado está apto a receber novos investimentos em diferentes áreas, como no setor imobiliário ou industrial.
“A Eslováquia tem um grande potencial a ser explorado no comércio exterior brasileiro. O nosso Estado tem potencial logístico com infraestrutura portuária e ferroviária e boa política fiscal o que gera uma ótima oportunidade de negócios”, destacou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Santos.
Nióbio
A indústria automobilística – considerada importante setor da economia eslovaca – e sua demanda por nióbio, cujo maior produtor mundial é o Brasil, é vista como oportunidade de negócios para o Espírito Santo. Isso porque o estado é referência na exportação de minerais. Atualmente, o nióbio produzido em Minas Gerais pela Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) é exportado para mais de 50 países, em maior potencial para atender empresas siderúrgicas.
O metal é vendido na forma da liga ferronióbio (com cerca de dois terços de teor de nióbio e um terço de ferro) e empregado em automóveis, turbinas de avião, gasodutos, navios, aparelhos de ressonância magnética, aceleradores de partículas, lentes e até piercings e bijuterias.
Presença brasileira
A presença de empresas brasileiras na Eslováquia, como a CRW (plásticos), a Embraco (compressores), Microjuntas (juntas) e Rudolph Usinados (produtos metálicos) demonstra a existência de ambiente promissor para que empreendimentos capixabas possam aproveitar as oportunidades de uma nação que tem população de 5,4 milhões de habitantes, um pouco maior que a do Espírito Santo.
A comunidade brasileira na região, com cerca de 500 brasileiros registrados vivendo no país, é outro indicador de um potencial mercado que pode ser explorado em uma parceria comercial bilateral entre os dois países.
Em missão oficial no país europeu, presidente da Ales avalia oportunidades para parcerias comerciais entre Espírito Santo e Eslováquia
Na Eslováquia, Santos destaca potenciais do ES
Fonte: Assembleia Legislativa do ES.
Para mais informações sobre a Assembleia Legislativa do ES acesse o site da ALES
Na Eslováquia, Santos destaca potenciais do ES