Ouvir músicas de estilo variado já virou rotina para os idosos que moram no Lar Adelson Rebello Moreira, instituição que faz parte do Grupo Santa Casa Cachoeiro.
O objetivo de disponibilizar momentos musicais é proporcionar bem-estar e um ambiente mais tranquilo e animado, resultando em mais qualidade de vida.
Segundo a gerente do Lar, Cíntia Melo, diariamente são colocadas músicas de diversos estilos pela manhã, quando os idosos estão reunidos para o banho de sol.
E quem faz questão de mostrar o talento é o interno Ermozino Pereira, que, animado, toca o seu violão o tempo todo.
Cíntia esclarece que um dos benefícios da música é a estimulação da memória afetiva, mas também da fala, já que eles cantam juntos .
“Muitos acabam se recordando de momentos vividos ao longo da vida ao ouvir as canções. Conseguimos também proporcionar um ambiente mais alegre e fortalecer a identidade e a autoestima dos idosos”, ressalta.
A gerente do Lar Adelson Rebello Moreira diz que a inserção de música no local quebrou o silêncio, tão comum a um local distante do centro da cidade.
“Eles gostam muito. Quando colocamos a música, o ambiente ganha vida. Muitos se animam e dançam, o que promove um clima espontâneo, de descontração e confraternização”.