21.2 C
Marataizes
sábado, outubro 5, 2024
21.2 C
Marataizes
sábado, 5 outubro 2024
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
NotíciasMunicípios do Litoral Sul firmam cooperação técnica contra crimes virtuais

Municípios do Litoral Sul firmam cooperação técnica contra crimes virtuais

Nesta terça-feira (22) os responsáveis pela Comunicação dos municípios de Itapemirim e Marataízes, Pedro Paulo Biccas e Gleice Campos, respectivamente, estiveram na Delegacia de Repressão a Crimes Eletrônicos, em Vitória, para firmar uma parceria com a Polícia Civil do Estado no combate aos crimes virtuais e fakenews da região.

Somente no ano passado foram registrados mais de 2 mil crimes eletrônicos na capital,onde fica a sede da delegacia especializada, porém todas as delegacias estão aptas a registrar e apurar este tipo de ocorrência, bastando a produção amadora da materialidade do crime, o famoso “print”.

Considerando o alto índice de uso indevido da tecnologia da informação na região, o Investigador de Policia Eduardo Pinheiro Monteiro,especialista em Crimes Virtuais, estará ainda no primeiro semestre realizando uma capacitação dos servidores municipais destas administrações para um trabalho pró-ativo frente a crescente estatística destes comportamentos delituosos.Além disso,será firmada uma parceria com as delegacias regionais para capacitação especializada do corpo policial das mesmas.

Para o delegado titular Dr. Brenno Andrade de Souza, “aquele que produz noticia falsa ou ainda nao verifica autenticidade dos fatos age de má fé e a este cabe todos os rigores da lei”. O delegado assegurou ainda que aqueles que compartilham conteúdo mentiroso na internet tambem devem responder por isso perante as autoridades legais.

A apuracao de denuncias das chamadas “fake news” será apurada agora pelo NUROC ( Núcleo de Repressão a Organizações Criminosas) sob o comando do Delegado Alexandre Passamani.

O delegado da DRCE finalizou o encontro se dispondo a realizar a interlocução dos municípios com o NUROC e encontrar o modo mais ágil e eficaz na apuração, solução e responsabilização dos casos necessários.

Fonte: Assessoria de Comunicação de Marataízes

Confira Também