
O Município de Itapemirim realizou neste final de semana uma ação de desinfecção com água clorada no entorno das Unidades de Saúde, Hospital Menino Jesus, bancos e em outros locais de maior circulação de pessoas como os pontos de ônibus. A mistura é à base de cloro e água, e visa neutralizar a ação do novo Coronavírus que tem matado milhares de pessoas no Brasil e no mundo. Segundo médicos patologistas e infectologistas a medida adotada é eficaz, ou seja, a limpeza funciona no combate à doença e não oferece risco à população.
Os trabalhos estão sendo executados por profissionais da Secretaria Regional Itaipava/Itaoca durante os finais de semana. Além destas importantes ações, a regional mantem a limpeza urbana com a varrição e coleta de lixo das ruas, das calçadas e das praças. “A missão é eliminar qualquer possibilidade da presença deste vírus que tem trago grandes transtornos à população. Vamos continua fazendo a higienização com hipoclorito de sódio nos espaços públicos onde ocorrem maior circulação de pessoas”, informa o Secretário Gerielson.
Devido à presença do vírus ativo na superfície, quanto mais esterilizar, maior a efetividade e diminuição do contágio por esses meios. O cloro tem ação oxidante e atua direto na parede celular do vírus, dessa forma, consegue matar e inativar esses agentes patológicos.
“É mais uma ação de enfrentamento a esta terrível pandemia, o Covid-19, mas, o mais importante é que as pessoas fiquem em casa, obedecendo as orientações da Organização Mundial da Saúde – OMS, não podendo esquecer que devemos lavar as mãos com água e sabão e quando necessário, usar o álcool em gel 70%”, alertou o prefeito de Itapemirim, Dr. Thiago.
Fonte: itapemirim.es.gov.br