20.8 C
Marataizes
quinta-feira, novembro 14, 2024
20.8 C
Marataizes
quinta-feira, 14 novembro 2024
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
CidadesMarataízesMunicípio de Itapemirim disponibiliza telefones para denúncias de animais soltos na cidade...

Município de Itapemirim disponibiliza telefones para denúncias de animais soltos na cidade | Jornal Espírito Santo Notícias

Nas últimas semanas, a Guarda Civil Municipal de Itapemirim tem atendido constantes denúncias de animais de grande porte soltos em via pública, dificultando o trânsito e colocando em risco a vida de motoristas e motociclistas. Por isso, as Secretarias de Defesa Social e Saúde, fazem um alerta que deixar animais soltos em via pública é crime de omissão, e o proprietário pode ser responsabilizado com multas, mais o pagamento de diárias no Centro de Controle de Zoonoses municipal.

O serviço de captura é voltado para animais de grande porte como cavalos, bois, vacas, burros, mulas e porcos, sendo que os cavalos são os mais comuns de serem apreendidos. Estes são levados para o Centro de Controle de Zoonoses municipal de Itapemirim, onde recebem todo cuidado e atendimento veterinário, enquanto aguardam por seus proprietários. Estes, por sua vez, poderão retirar seus animais mediante o pagamento da multa e das diárias enquanto estiverem aos cuidados do município.

Segundo os agentes da Guarda Civil Municipal, o cidadão que visualizar um animal de grande porte em qualquer rua, avenida ou rodovia de Itapemirim, deve ligar imediatamente para os telefones 153 ou 3529-5556 da Guarda. A GCMI será responsável por informar a ocorrência ao Serviço de Coleta de Animais, e acompanhar os funcionários da empresa até o local, para gerenciar o fluxo de trânsito.

A Guarda Municipal lembra ainda sobre os perigos de se ter animais soltos em via pública, pois estes têm reações imprevisíveis e a presença deles na pista pode causar acidentes graves. Vale ratificar que, em caso de acidentes com animais, o proprietário é o responsável por ressarcir os danos materiais dos veículos envolvidos e pode responder ainda por crimes graves em caso de haver vítimas. 

Compartilhe nas redes sociais

Fonte: Espírito Santo Notícias

Confira Também