Uma noite dedicada às mulheres que desejam construir uma nova história. Assim foi o encontro que acontece na última sexta(6) em Cachoeiro de Itapemirim.
Mulheres de diversos segmentos debateram a consciência política e o empoderamento, tão atuais nós dias de hoje mas na prática um longo caminho a ser vencido. Foram convidadas as advogadas Erica Neves e Caroline Bonacossa, a escrivã de polícia Núbia Bazeth, a defensora pública Maria Isa Fernandes e a mestra em cognição e linguagem Silvia Carla além de diversas lideranças capixabas. A presidente do Partido Progressista em Cachoeiro, a médica Dra Sueli Alves de Lima avaliou o encontro como “Uma grande oportunidade de reunir mulheres inteligentes e assuntos tão atuais para uma mudança em nossa sociedade” avaliou.
DISPARIDADE DE GÊNERO
Preconceitos de várias formas ainda persistem em torno da mulher independente e que assume posições estratégicas na vida pública ou privada. Dados da BBC Brasil em 2019, mostram que o índice atual de paridade de gênero cresceu mais do que a média mundial, segundo o Fórum Econômico Mundial, e está em cerca de 0,8 (em que zero significa desigualdade total e 1 significa paridade entre homens e mulheres).
Mesmo assim, a igualdade só seria alcançada na região em 74 anos, mantendo este ritmo de avanços. E dentro de muitos países, a diferença entre os sexos diminui a passos muito lentos.
MULHER NA POLÍTICA
As mulheres representam 52% do eleitorado brasileiro, mas quando se acompanha a presença nos cargos de poder, os números são bem inferiores. Desde 2009, a Lei Eleitoral obriga os partidos a destinar 30% das candidaturas para cada gênero, a fim de estimular candidaturas femininas. A cota já existia na legislação anterior, mas era apenas uma reserva, de acordo com dados do Huff Post Brasil em 2019.
A coordenadora do Partido Progressista Mulher e presidente da sigla em Cachoeiro de Itapemirim, a advogada Fayda Belo foi a anfitriã do evento que teve ainda a participação especial de grandes debatedoras que atualizaram os convidados sobre os mais diversos assuntos ligados a mulher contemporânea. “Foi uma noite maravilhosa, muito rica e de grandes debates realizados. Lugar de mulher é na política sim” destacou Fayda Belo.
A trilha sonora ao vivo foi presenteada por Paula Fernandes. Houve também uma intervenção artística de Amanda Malta. O vice presidente do PP no Espírito Santo Marcos Delmaestro abriu o evento falando da importância da mulher no cenário atual do mundo: “A mulher tem um papel fundamental na construção de uma nova realidade social e política no Brasil. Ela pode escolher onde quer atuar. Como ferramenta de transformação social nosso dever é acabar com os muros que separam homens e mulheres. Temos a Fayda Belo como exemplo de liderança e grandes mulheres progressistas alinhadas com um projeto grandioso para o Espírito Santo” destacou o vice presidente.
Para o deputado federal Evair de Melo elogiou a promoção:“O evento vai colaborar para aumentar o empoderamento feminino, estão de parabéns pelo evento” destacou o parlamentar.
Também prestigiaram o encontro Jornalistas cachoeirenses, a advogada e vereadora Renata Fiório e os vereadores Progressistas Antonio Geraldo e Wallace Marvila.
Essa é uma mensagem da Assessoria Fayda Belo/Partido Progressista