25.1 C
Marataizes
domingo, dezembro 15, 2024
25.1 C
Marataizes
domingo, 15 dezembro 2024
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
NotíciasEspírito SantoMPES monitora vacinação contra a Covid-19 em Instituições de Longa Permanência de...

MPES monitora vacinação contra a Covid-19 em Instituições de Longa Permanência de Idosos

MPES monitora vacinação contra a Covid-19 em Instituições de Longa Permanência de Idosos

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Centro de Apoio Civil e da Cidadania (CACC), desenvolveu um formulário eletrônico para fiscalizar a vacinação contra a Covid-19 em Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs) do Estado. O objetivo da pesquisa é acompanhar a disponibilidade dos imunizantes para cada serviço de acolhimento, além de identificar se algum idoso deixou de ser incluído na aplicação da primeira dose.

O formulário foi desenvolvido porque os idosos institucionalizados estão incluídos na primeira fase da vacinação contra a Covid-19, de acordo com as diretrizes da campanha nacional. As perguntas foram disponibilizadas na quarta-feira (27/01) e a expectativa é que todas as instituições capixabas respondam até a próxima semana.

Para os casos de idosos que não foram vacinados, o formulário questiona os motivos, além de solicitar a identificação das pessoas que se recusaram receber a imunização. A pesquisa inclui ainda os profissionais que atuam em ILPIs e questiona se os trabalhadores foram contemplados com a primeira dose e a quantidade dos que foram vacinados.

Monitoramento ILPIs

Ao longo da pandemia, o MPES tem acompanhado a evolução da Covid-19 em Instituições de Longa Permanência de Idosos, apurando o número de casos confirmados e a disponibilização de equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os residentes. O objetivo é garantir a adoção de todas as medidas estabelecidas pelos órgãos reguladores, monitorar possíveis aumentos da contaminação, fiscalizar o tratamento oferecido a essas pessoas e fiscalizar a quantidade dos EPIs nas instituições. O relatório também permite ao MPES, se necessário, somar esforços na obtenção desses insumos, dando subsídios aos promotores de Justiça do MPES e gestores públicos.

Confira Também