24.1 C
Marataizes
sexta-feira, dezembro 13, 2024
24.1 C
Marataizes
sexta-feira, 13 dezembro 2024
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
NotíciasEducaçãoMissão do Ifes visita Arquipélago dos Açores, em Portugal

Missão do Ifes visita Arquipélago dos Açores, em Portugal

Visita institucional tratou da mobilidade de estudantes e parcerias em inovação e economia criativa

Servidores do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) participaram, entre os dias 17 e 21 de outubro, de uma visita à Ilha de São Miguel, no Arquipélago dos Açores, em Portugal, para troca de experiências e construção de possibilidades de parcerias nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e desenvolvimento institucional. Sob coordenação do campus Viana e liderada pela diretora-geral, Regiane Teodoro do Amaral, a missão contou com professores e técnico-administrativos do próprio Campus, do Campus Guarapari, da Reitoria e do Programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH) do campus Vitória.

A visita aconteceu a convite da Universidade dos Açores (UAc) e foi organizada pelo Dr. Eduardo Marques de Souza, professor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade. As duas instituições possuem um Memorando de Entendimentos assinado em dezembro de 2021. Em março deste ano, o Prof. Dr. Eduardo Marques esteve no Espírito Santo, a convite do Ifes e da Secretaria de Cultura do Governo do Estado, durante evento para promoção da Economia Criativa local.

Imigração açoriana em Viana

O município de Viana é considerado o berço da imigração açoriana no Espírito Santo. Atualmente, a cidade procura resgatar a história desses imigrantes, visto que grande parte da identidade cultural de Viana conta com a influência dos costumes açorianos, como por exemplo os festejos do Divino Espírito Santo. Além da assinatura do memorando de entendimentos entre o Ifes e a UAc, em julho deste ano houve a inauguração da Casa dos Açores do Espírito Santo. As autoridades das duas localidades iniciaram as conversas para o estreitamento de laços políticos e culturais, tendo como foco a assinatura de um compromisso de cooperação entre cidades, denominado geminação.

Durante a missão, representantes do Ifes visitaram a cidade de Ribeira Grande, que fica na Ilha de São Miguel, com o objetivo de estreitar laços e intensificar as conversas visando a geminação. Durante a visita, a professora Dra. Fabiene Passamani Mariano, integrante da missão, detalhou às autoridades locais como aconteceu a imigração açoriana no município. Segundo a pesquisadora, Viana recebeu, a partir do ano de 1912, cerca de 30 famílias açorianas que chegaram para o desenvolvimento da produção agrícola, principalmente a partir do cultivo de linho e de trigo.

Mobilidade estudantil

Durante a visita, na segunda-feira (17), a comitiva foi recebida pela reitora da Universidade dos Açores (UAc), Dra. Susana Mira Leal, e pela Pró-reitora para a Cooperação, Internacionalização e Ensino à Distância, Dra. Amélia Fonseca. Durante o encontro, foram acordadas ações de mobilidade discente entre as instituições. O Campus Viana do Ifes e a UAc se comprometeram a trocar os planos de cursos, para estabelecer as equivalências de disciplinas visando o aproveitamento curricular. A reitora ressaltou que não haverá cobrança de anuidade no âmbito da parceria, e disponibilizou os alojamentos compartilhados da Universidade para acolhimento dos alunos do Ifes.

O presidente da Comissão de Internacionalização do campus Viana, professor Robson Malacarne, explicou que a previsão é a de que haja a participação de alunos cursando pelo menos um semestre na UAc já em 2023. A operacionalização depende de ajustes de prazos em relação ao calendário, já que o primeiro semestre na Europa corresponde ao segundo no Brasil, e vice-versa.

Para a mobilidade entre alunos dos cursos técnicos, a possibilidade está incluída no âmbito da parceria que será desenhada na cooperação que deverá ser estabelecida entre as cidades de Viana e Ribeira Grande, com participação do Ifes.

Pesquisa, extensão e inovação

Ainda no primeiro dia de atividades, houve a realização de uma reunião para apresentações de trabalhos e iniciativas de pesquisa de professores das duas instituições, bem como de políticas públicas baseadas no turismo e nas Indústrias Culturais e Criativas (ICC’s) impulsionadas pelo Governo dos Açores por meio do Programa Creatour Azores, desenvolvido em parceria entre a UAc e a Universidade de Coimbra. A reunião foi acompanhada pelo Diretor Regional de Ciência e Tecnologia do Governo local, Flávio Gomes Borges Tiago.

Na terça-feira (18), a agenda foi de visitas a experiências de economia criativa e de desenvolvimento de base comunitária, visando o estabelecimento de planos de trabalhos conjuntos no âmbito da pesquisa e da extensão. Durante a manhã, a missão pôde conhecer a Kairós, Cooperativa de Incubação de Iniciativas de Economia Solidária. Entre as parcerias desenhadas, está a de cooperação para o avanço em iniciativas de inovação social. Os portugueses apresentaram sua expertise em gestão de políticas sociais e demonstraram abertura para o estabelecimento de relações com a Rede de Incubadoras do Ifes.

Durante a tarde, os visitantes puderam conhecer o Terra Nostra Garden Hotel, que possui um parque florestal de águas termais naturais e realiza uma experiência bem sucedida de turismo saudável baseado em patrimônio natural, que vão desde banhos e passeios até o desenvolvimento de uma linha própria de cosméticos de alta performance do território.

Na quinta-feira (20), dia dedicado às agendas com representantes dos governos municipal da cidade de Ribeira Grande e do Governo dos Açores, a apresentação da Cidade da Inovação também esteve em pauta. O presidente da Câmara da cidade, Alexandre Gaudêncio, chefe do Executivo Municipal, manifestou interesse em trocar experiências sobre habitats de inovação com o Ifes. Os dirigentes também trataram da possibilidade do Campus Viana do Ifes estabelecer um Polo na cidade açoriana.

Seminário Internacional

Durante a quarta-feira (19), o Ifes, a UAc e a Universidad Extremadura (Espanha) realizaram, em conjunto, o Seminário Internacional “Territórios e Desenvolvimento de Base Comunitária”. A programação começou com apresentações das pesquisas desenvolvidas pelos alunos Tainá Guimarães Ricardo e Leonardo Lopes de Oliveira, do PPGEH (Ifes/Campus Vitória). A segunda mesa do seminário, ainda pela manhã, apresentou algumas iniciativas de extensão e pesquisa da UAc e de Extremadura.

Durante a tarde, aconteceu o painel “Metodologias de Desenvolvimento de Base Comunitária”, que foi moderado pelo Prof. Dr. Pedro Gouveia (UAc). O debate contou com a participação da Dra. Daniela Fantoni Alvares (UAc) e dos professores Dr. Eduardo Marques de Souza, (UAc), Dr. Leonardo Bis dos Santos (Ifes) e Dr. Jose Luis Fernandez-Pacheco (Extremadura).

Para fechar o evento, aconteceu o painel “Territórios, Identidades e Migrações”, moderado pelo Dr. José Noronha Rodrigues (Extremadura) e que teve como oradores o Dr. Robson Malacarne (Ifes) e as professoras Dra. Irina Rasskin-Gutman (Extremadura) e Dra. Fabiene Passamani Mariano (Ifes).

*Este texto é produzido de forma compartilhada com veículos portugueses e respeita nomenclaturas exigidas pelos costumes de Portugal.



IFES – Instituto Federal do Espírito Santo

Editor
Editor
Roberta Carvalho editora do Portal Maratimba

Confira Também