Visita institucional tratou da mobilidade de estudantes e parcerias em inovação e economia criativa
Servidores do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) participaram, entre os dias 17 e 21 de outubro, de uma visita à Ilha de São Miguel, no Arquipélago dos Açores, em Portugal, para troca de experiências e construção de possibilidades de parcerias nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e desenvolvimento institucional. Sob coordenação do campus Viana e liderada pela diretora-geral, Regiane Teodoro do Amaral, a missão contou com professores e técnico-administrativos do próprio Campus, do Campus Guarapari, da Reitoria e do Programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH) do campus Vitória.
A visita aconteceu a convite da Universidade dos Açores (UAc) e foi organizada pelo Dr. Eduardo Marques de Souza, professor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade. As duas instituições possuem um Memorando de Entendimentos assinado em dezembro de 2021. Em março deste ano, o Prof. Dr. Eduardo Marques esteve no Espírito Santo, a convite do Ifes e da Secretaria de Cultura do Governo do Estado, durante evento para promoção da Economia Criativa local.
Imigração açoriana em Viana
O município de Viana é considerado o berço da imigração açoriana no Espírito Santo. Atualmente, a cidade procura resgatar a história desses imigrantes, visto que grande parte da identidade cultural de Viana conta com a influência dos costumes açorianos, como por exemplo os festejos do Divino Espírito Santo. Além da assinatura do memorando de entendimentos entre o Ifes e a UAc, em julho deste ano houve a inauguração da Casa dos Açores do Espírito Santo. As autoridades das duas localidades iniciaram as conversas para o estreitamento de laços políticos e culturais, tendo como foco a assinatura de um compromisso de cooperação entre cidades, denominado geminação.
Durante a missão, representantes do Ifes visitaram a cidade de Ribeira Grande, que fica na Ilha de São Miguel, com o objetivo de estreitar laços e intensificar as conversas visando a geminação. Durante a visita, a professora Dra. Fabiene Passamani Mariano, integrante da missão, detalhou às autoridades locais como aconteceu a imigração açoriana no município. Segundo a pesquisadora, Viana recebeu, a partir do ano de 1912, cerca de 30 famílias açorianas que chegaram para o desenvolvimento da produção agrícola, principalmente a partir do cultivo de linho e de trigo.
Mobilidade estudantil
Durante a visita, na segunda-feira (17), a comitiva foi recebida pela reitora da Universidade dos Açores (UAc), Dra. Susana Mira Leal, e pela Pró-reitora para a Cooperação, Internacionalização e Ensino à Distância, Dra. Amélia Fonseca. Durante o encontro, foram acordadas ações de mobilidade discente entre as instituições. O Campus Viana do Ifes e a UAc se comprometeram a trocar os planos de cursos, para estabelecer as equivalências de disciplinas visando o aproveitamento curricular. A reitora ressaltou que não haverá cobrança de anuidade no âmbito da parceria, e disponibilizou os alojamentos compartilhados da Universidade para acolhimento dos alunos do Ifes.
O presidente da Comissão de Internacionalização do campus Viana, professor Robson Malacarne, explicou que a previsão é a de que haja a participação de alunos cursando pelo menos um semestre na UAc já em 2023. A operacionalização depende de ajustes de prazos em relação ao calendário, já que o primeiro semestre na Europa corresponde ao segundo no Brasil, e vice-versa.
Para a mobilidade entre alunos dos cursos técnicos, a possibilidade está incluída no âmbito da parceria que será desenhada na cooperação que deverá ser estabelecida entre as cidades de Viana e Ribeira Grande, com participação do Ifes.
Pesquisa, extensão e inovação
Ainda no primeiro dia de atividades, houve a realização de uma reunião para apresentações de trabalhos e iniciativas de pesquisa de professores das duas instituições, bem como de políticas públicas baseadas no turismo e nas Indústrias Culturais e Criativas (ICC’s) impulsionadas pelo Governo dos Açores por meio do Programa Creatour Azores, desenvolvido em parceria entre a UAc e a Universidade de Coimbra. A reunião foi acompanhada pelo Diretor Regional de Ciência e Tecnologia do Governo local, Flávio Gomes Borges Tiago.
Na terça-feira (18), a agenda foi de visitas a experiências de economia criativa e de desenvolvimento de base comunitária, visando o estabelecimento de planos de trabalhos conjuntos no âmbito da pesquisa e da extensão. Durante a manhã, a missão pôde conhecer a Kairós, Cooperativa de Incubação de Iniciativas de Economia Solidária. Entre as parcerias desenhadas, está a de cooperação para o avanço em iniciativas de inovação social. Os portugueses apresentaram sua expertise em gestão de políticas sociais e demonstraram abertura para o estabelecimento de relações com a Rede de Incubadoras do Ifes.
Durante a tarde, os visitantes puderam conhecer o Terra Nostra Garden Hotel, que possui um parque florestal de águas termais naturais e realiza uma experiência bem sucedida de turismo saudável baseado em patrimônio natural, que vão desde banhos e passeios até o desenvolvimento de uma linha própria de cosméticos de alta performance do território.
Na quinta-feira (20), dia dedicado às agendas com representantes dos governos municipal da cidade de Ribeira Grande e do Governo dos Açores, a apresentação da Cidade da Inovação também esteve em pauta. O presidente da Câmara da cidade, Alexandre Gaudêncio, chefe do Executivo Municipal, manifestou interesse em trocar experiências sobre habitats de inovação com o Ifes. Os dirigentes também trataram da possibilidade do Campus Viana do Ifes estabelecer um Polo na cidade açoriana.
Seminário Internacional
Durante a quarta-feira (19), o Ifes, a UAc e a Universidad Extremadura (Espanha) realizaram, em conjunto, o Seminário Internacional “Territórios e Desenvolvimento de Base Comunitária”. A programação começou com apresentações das pesquisas desenvolvidas pelos alunos Tainá Guimarães Ricardo e Leonardo Lopes de Oliveira, do PPGEH (Ifes/Campus Vitória). A segunda mesa do seminário, ainda pela manhã, apresentou algumas iniciativas de extensão e pesquisa da UAc e de Extremadura.
Durante a tarde, aconteceu o painel “Metodologias de Desenvolvimento de Base Comunitária”, que foi moderado pelo Prof. Dr. Pedro Gouveia (UAc). O debate contou com a participação da Dra. Daniela Fantoni Alvares (UAc) e dos professores Dr. Eduardo Marques de Souza, (UAc), Dr. Leonardo Bis dos Santos (Ifes) e Dr. Jose Luis Fernandez-Pacheco (Extremadura).
Para fechar o evento, aconteceu o painel “Territórios, Identidades e Migrações”, moderado pelo Dr. José Noronha Rodrigues (Extremadura) e que teve como oradores o Dr. Robson Malacarne (Ifes) e as professoras Dra. Irina Rasskin-Gutman (Extremadura) e Dra. Fabiene Passamani Mariano (Ifes).
*Este texto é produzido de forma compartilhada com veículos portugueses e respeita nomenclaturas exigidas pelos costumes de Portugal.