Não existe nada pior do que dor de dente. E em tempos de corona vírus, a maioria das pessoas sequer pode ir ao dentista. Você sabe como resolver o problema em casa mesmo?
Na verdade, para acabar com a dor de vez, apenas um tratamento especializado. Contudo, há formas de amenizar o desconforto até que isso seja possível.
E é justamente sobre como usar um remédio caseiro para diminuir a dor de dente que vamos falar hoje. Confira a seguir!
Saiba o motivo da dor de dente
O ponto de partida para amenizar a dor de dente é buscar entender o seu motivo. Claro que você não vai conseguir um diagnóstico fechado em casa, ninguém espera isso. O importante é ter certeza a origem do seu incômodo.
Não é raro, por exemplo, quem acha que está com dor nos dentes e, na verdade, está com enxaqueca. Da mesma forma, pode ser que o incômodo venha de um dente lá no fundo, mas que a lateral do rosto inteira esteja doendo.
Assim, comece observando no espelho se há algum indício do que está causando a dor. Há situações em que um pedacinho de comida está preso entre os dentes, por exemplo, causando o problema. Nessa situação, basta retirar o alimento e o alívio será imediato. Parece bobo, no entanto, é muito comum especialmente em crianças.
Se o dente tiver quebrado, pode ser um sinal de que o nervo está exposto. Nessa situação, colocar qualquer remédio caseiro pode piorar a situação. Tudo que você quer evitar é uma infecção, não é verdade? Portanto, evite colocar pomadas ou mesmo pasta de dente diretamente no local. A dor será muito maior.
Confira 5 receitas caseiras de remédio para dor de dente
No caso de uma dor que você não sabe identificar ou que sabe que é de cárie, há algumas alternativas seguras para conter a escalada da dor. Vale reforçar, no entanto, que são opções temporárias, apenas até você conseguir um dentista.
Água morna e bicarbonato de sódio
Bicarbonato de sódio é um aliado para muita coisa. E não é diferente quando se fala em dor de dente. Junte à água morna e você terá um aliado para amenizar o desconforto em poucos minutos.
O que acontece é que o calor da água vai ajudar a acalmar a região que está doendo e drenar parte da inflamação. Enquanto isso, o bicarbonato de sódio contribui para reduzir a infecção. Repita várias vezes ao dia e substitua o bicarbonato por sal, se não tiver em casa.
Compressa gelada
Não é exatamente uma receita, porém, funciona. Sempre que tiver dor de dente, pegue gelo, coloque em um plástico e envolva com uma toalha, fazendo uma compressa. O ideal é aplicar a cada 3 horas no lado do rosto que mais está sofrendo com o desconforto.
O gelo vai ajudar a contrair os vasos sanguíneos, o que serve para aliviar. Além disso, diminui o inchaço e reduz a inflamação da região. É por isso que quando você faz uma cirurgia de retirada do siso, por exemplo, o sorvete está liberado. Os alimentos quentes intensificam a dor, enquanto os gelados amenizam.
Cravo da índia amassado
Se você prestar atenção ao cheiro do consultório de dentista quando acontece uma obturação, talvez lembre do cravo da índia. E não é à toa. Em sua composição está o eugenol, muito utilizado nesse tipo de material para reconstrução do dente.
Contando com ação bactericida e analgésica, o cravo pode ser utilizado em emergências. Quando estiver com dor de dente e sem possibilidade de ir ao dentista, amasse levemente um cravo e coloque próximo ao motivo da dor. Deixe por poucos segundos e retire, nunca ultrapassando 2 minutos, já que as substâncias podem queimar a gengiva.
Folhas de hortelã
Muito usada como calmante natural, a hortelã é uma ótima aliada contra a dor de dente. Contando com uma ação antisséptica e anti-inflamatória, suas folhas são uma boa opção especialmente para crianças, já que têm um sabor agradável.
Prepare o chá por meio de uma infusão e deixe descansar por pelo menos 20 minutos. Depois, faça bochechos a cada 4 a 6 horas. Você vai sentir a dor acalmar em pouco tempo. Algumas pessoas chegam a deixar uma folhinha sobre o dente, pois em algumas situações ajuda a amenizar o problema.
Mastigar alho
O alho é um excelente tempero, mas o que tem a ver com a dor de dente? Por mais estranho que pareça, é uma daquelas receitinhas do tempo das avós. Com propriedades anti-inflamatórias, o alho contribui para controlar a infecção até ir a um dentista.
Sempre que tiver dor, corte um alho ao meio e coloque a parte de dentro em contato direto com a gengiva. Deixe apenas por alguns segundos, pois também pode queimar. Para não ficar com aquele bafo forte, pode escovar os dentes logo em seguida ou fazer bochechos com água morna e bicarbonato para completar o tratamento caseiro.
Entenda quando procurar ajuda especializada para curar a dor de dente
Embora você possa lesionar o dente com uma batida, por exemplo, e a dor sumir sozinha, isso é raro. Geralmente a dor de dente está relacionada a uma infecção, inflamação, cárie, entre outros problemas que precisam de tratamento. Na prática, isso significa que você sempre precisa de ajuda especializada.
Caso a sua dor seja persistente, a visita ao dentista é sempre indicada. Isso porque problemas tratados no começo tendem a ser mais fáceis de resolver e também mais baratas. O erro é adiar a consulta achando que não é nada. Isso porque, inicialmente até pode ser uma questão mínima, mas tende a piorar com o tempo. É sempre melhor prevenir do que remediar.
Assim, sempre que você tiver uma dor de dente intensa ou recorrente, use os remédios caseiros apenas como aliados. O ideal é buscar ajuda especializada logo que possível.
Tem alguma outra dica infalível para diminuir o desconforto? Deixe um comentário falando qual é o seu truque infalível contra a dor de dente!
[…] coronavírus, nem sempre é indicado correr para o hospital quando ela aparece. É por isso que os remédios caseiros voltaram a ganhar […]