26.3 C
Marataizes
domingo, abril 13, 2025
domingo, 13 abril 2025
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
spot_img
26.3 C
Marataizes
domingo, 13 abril 2025
NotíciasInternacionalMarina Silva critica tarifas dos EUA e alerta para riscos climáticos

Marina Silva critica tarifas dos EUA e alerta para riscos climáticos

Marina Silva Critica Aumento de Tarifas Comerciais dos Estados Unidos e Alerta para Consequências Globais

Na última quinta-feira (3), a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, emitiu fortes críticas ao governo dos Estados Unidos em decorrência do aumento das tarifas de importação de produtos, o que impacta diretamente países parceiros comerciais, incluindo o Brasil. O novo “tarifaço” de pelo menos 10%, anunciado pelo presidente americano Donald Trump na quarta-feira (2), levantou temores sobre o potencial de uma guerra tarifária entre nações.

Segundo Marina Silva, essa medida não apenas promove um clima de desconfiança entre os países, mas também representa um "rompimento com o multilateralismo", o que pode comprometer a colaboração internacional essencial para o enfrentamento das mudanças climáticas globais. Durante uma entrevista coletiva, a ministra destacou que "esse rompimento com o multilateralismo, essas visões unilaterais, são muito negativas e prejudicam muito a cooperação e a ação climática conjunta".

A fala de Marina ocorre em um momento crítico, pois na mesma semana o Congresso Nacional brasileiro aprovou a Lei da Reciprocidade Comercial, que permite ao governo brasileiro retaliar comercialmente contra nações que impuserem barreiras a produtos brasileiros. “Essa guerra tarifária não é boa para ninguém”, afirmou a ministra.

O contexto da discussão foi também a 11ª reunião dos ministros de Meio Ambiente do Brics, que aconteceu em Brasília, incluindo membros de países como Rússia, Índia, China e África do Sul. Durante suas declarações, Marina traçou um paralelo entre o protecionismo econômico e conflitos geopolíticos, como a invasão da Ucrânia pela Rússia e as tensões no Oriente Médio entre israelenses e palestinos.

A ministra apela para que as nações desviem seus recursos das disputas tarifárias e bélicas, focando na luta contra problemas globais como a pobreza, as mudanças climáticas, a desertificação e a perda da biodiversidade. "É isso que está ameaçando nossas vidas e nossos sistemas produtivos, sejam eles industriais ou alimentares”, concluiu.

A declaração de Marina Silva reflete uma preocupação crítica com as consequências de uma escalada protecionista, que pode não só impactar as economias nacionais, mas também comprometer os esforços em torno da sustentabilidade e da proteção ambiental.

As imagens utilizadas nesta matéria foram fornecidas pela Agência Brasil.

Taxação dos EUA pode prejudicar cooperação climática, diz Marina Silva

Fonte: Agencia Brasil.

Meio Ambiente

Confira Também