Marataízes sediará 1ª Conferência Intermunicipal dos Direitos da Pessoa Idosa na terça-feira (26)

Marataízes sediará na próxima terça-feira (26) a 1ª Conferência Intermunicipal dos Direitos da Pessoa Idosa, em parceria com as Prefeituras de Itapemirim e Presidente Kennedy, a partir das 7h30min no Centro de Convivência Renascer.

As inscrições estão abertas até sexta-feira (22) das 7h às 16h, no local do evento, situado atrás do Fórum de Marataízes.

O evento trará como tema central “Os Desafios de Envelhecer No Século XXI e O Papel das Políticas Públicas”, reunindo representantes do governo e da sociedade civil, especialmente os idosos, para debater os principais desafios e decidir de forma articulada as prioridades envolvendo todas as políticas públicas, como: saúde, educação, assistência social, cultura, esporte, habitação entre outras, que devem atuar de forma integrada a fim de garantir a efetivação dos direitos da pessoa idosa.

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social de Marataízes, Andreia Duarte, a participação popular é importante para que as propostas possam ser diversificadas. “Precisamos ouvir as necessidades e intenções deste segmento, para que possamos ampliar nossos olhares e a partir do resultado da Conferência pensar ações e políticas públicas voltadas para a pessoa idosa em Marataízes e demais municípios parceiros”, explicou.

Durante a conferência serão discutidos quatro eixos, dentre eles: Eixo I: Direitos Fundamentais na construção / efetivação das políticas públicas; Eixo II: Educação – assegurando direitos e emancipação humana; Eixo III: Enfrentamento da Violação de Direitos da Pessoa Idosa e Eixo IV: Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.

Na ocasião, haverá, também, leitura e aprovação do regimento interno, apresentação e votação das propostas por eixo temático e a eleição dos delegados representantes do município para a Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, que acontecerá até o mês agosto de 2019, em Vitória.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

18 − 7 =