A equipe do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) disponibilizou, recentemente, a Síntese da Análise Econômica das Contas Municipais de 2022. O estudo apresenta, em forma de infográfico, os principais dados econômicos de cada um dos 78 municípios capixabas.
O trabalho detalhou nove índices e dados econômicos relevantes para as administrações municipais. Entre eles estão o salário médio, o Índice de Vulnerabilidade Fiscal (IVF) e a Capacidade de Pagamento (Capag) do município.
O material condensa dados de 2022, mas, em alguns itens, também apresenta a evolução ao longo dos últimos anos. É o caso, por exemplo, do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), o Índice de Gini (que mede a diferença de rendimento entre os mais ricos e mais pobres) e o Produto Interno Bruto (PIB) do município.
Ao final do detalhamento das informações, o estudo ainda destaca quais os riscos fiscais para cada administração municipal.
“O estudo é uma sinopse da análise econômica elaborada com base nas contas de 2022 de cada prefeito. Observando este material e o dos anos anteriores, pode-se ter uma boa visão do comportamento da economia no período. Isso dá ao gestor informações para elaborar um bom planejamento governamental, e aos cidadãos o acompanhamento da gestão em termos econômicos”, disse o auditor de Controle Externo Robert Detoni, responsável pelo estudo.
O auditor ainda lembrou que, quem se interessar, pode aprofundar o estudo analisando o relatório técnico das contas públicas municipais.
Confira o estudo completo no material neste link.
Philipe Verdan
Especialista em Políticas Públicas