24 C
Marataizes
sábado, março 15, 2025
sábado, 15 março 2025
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
CidadesMarataízesMarataízes discute segurança pública e possível criação de batalhão da PMES

Marataízes discute segurança pública e possível criação de batalhão da PMES

No dia 13 de março, às 18h30, o Salão do Tribunal do Júri do Fórum de Marataízes sediará uma audiência pública para debater a segurança na região e a proposta de transformação da 9ª Companhia Independente da Polícia Militar (PMES) em um Batalhão. O evento contará com a presença de parlamentares da Comissão de Segurança e Combate ao Crime Organizado da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (ALES-ES), além de outras autoridades.

A proposta de elevação da unidade foi formalizada pelo deputado estadual Coronel Weliton, por meio da Indicação nº 83/2025, apresentada no dia 10 de fevereiro no Palácio Domingos Martins. O objetivo da medida é fortalecer a estrutura da PM, ampliando o efetivo policial e reduzindo o tempo de resposta às ocorrências.

Para o Secretário Municipal de Defesa Social e Segurança Patrimonial de Marataízes, Áureo Falcão, os números operacionais da 9ª Companhia Independente já justificam a mudança. “Com a transformação em batalhão, teríamos um aumento significativo no número de policiais, essencial para atender os quatro municípios da unidade: Marataízes, Itapemirim, Presidente Kennedy e Rio Novo do Sul”, destacou.

O comandante da unidade, Major Nério Pereira da Silva Filho, ressaltou que a demanda partiu da própria população e reforçou a importância da audiência pública. “A Comissão de Segurança da ALES, composta pelos deputados Coronel Weliton, delegado Danilo Bahiense e outros parlamentares, estará presente para discutir o impacto da proposta. A participação da população será fundamental para fortalecer o debate”, afirmou.

A 9ª Companhia Independente atende uma população de mais de 106 mil habitantes, conforme o Censo IBGE 2022. Atualmente, o único batalhão da PM no sul do Estado está localizado em Cachoeiro de Itapemirim, que possui mais de 200 mil habitantes, tornando necessária a ampliação da estrutura de segurança na região.

Marataízes discute segurança pública e possível criação de batalhão da PMES

A audiência pública será um momento decisivo para debater investimentos na segurança e a necessidade da transformação da companhia em batalhão, garantindo mais efetividade no combate ao crime e proteção à população.

Confira Também