22.9 C
Marataizes
quarta-feira, julho 9, 2025
9 de julho de 2025
spot_img
NotíciasEspírito SantoMaioria dos capixabas não respeita a quarentena, aponta levantamento

Maioria dos capixabas não respeita a quarentena, aponta levantamento

Maioria dos capixabas não respeita a quarentena, aponta levantamento

A maioria da população do Espírito Santo passou a desrespeitar o isolamento social, considerado pelos especialistas a principal forma de conter o avanço do novo coronavírus.

Um levantamento feito através do monitoramento de telefones celulares mostrou que somente 46,7% dos moradores estão cumprindo a quarentena em casa.

No dia 22 de março, quando o isolamento no Espírito Santo entrava em seu terceiro dia, 73% dos moradores estavam obedecendo às determinações do governo do Estado e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Na época, o Estado registrava 26 casos e nenhuma morte – até o sábado (11), já são 383 casos e 9 mortes. Ou seja, mesmo com o avanço da doença, a população passou a sair mais de casa e se aglomerar nas ruas.

O levantamento foi feito com base em dados fornecidos pelas quatro operadoras de celular no País (Oi, Vivo, Tim e Claro).

A tecnologia rastreia o celular do usuário e determina que ele não está cumprindo a quarentena se o aparelho estiver a mais de 200 metros de casa. O sistema não identifica as pessoas, garantindo privacidade e anonimato.

Na capital, as regras que precisam ser cumpridas por feirantes e clientes não foram obedecidas por todos. A feira de Jardim da Penha estava cheia apesar do pedido da prefeitura para que apenas uma pessoa por família vá ao local.

Em duas barracas de venda de pastel e caldo de cana, clientes consumiam no próprio local, o que está proibido. Em uma das barracas, a reportagem também flagrou cadeiras utilizadas por clientes, o que também é proibido.

O dono de uma das barracas tentou justificar: “A gente pede para o cliente levar para viagem, e tem colocado na sacola, mas muitos preferem comer aqui. O povo tem de se conscientizar”, disse.

A prefeitura também orientou que os clientes fizessem uso de máscaras individuais, mas grande parte estava sem utilizar. “Não tenho medo disso, não”, afirmou o jardineiro Samuel Coelho.

Dados são usados no Estado

O governo do Estado está utilizando o monitoramento da população através dos telefones celulares para tomar as decisões em relação ao novo coronavírus.

Os dados estão sendo analisados pelo Centro de Comando e Controle (CCC), que integra secretarias estaduais, Corpo de Bombeiros, polícias e outras instituições.

“Um dos dados considerados pelo setor de planejamento são as informações de movimentação de pessoas”, afirmou o governo do Estado por meio de nota.

O governo não detalhou, no entanto, se novas medidas serão tomadas a partir desses dados para que o isolamento seja mais respeitado.

Em pronunciamento no fim da tarde de sábado (11), o governador Renato Casagrande ressaltou a importância do isolamento social para conter a rápida transmissão da doença.

“Uma parte da população tem colaborado e não se aglomerando, mas infelizmente outra parte não vê problema. É bom que as pessoas se conscientizem, pois muitas pessoas estão morrendo”.

Feiras

Em relação ao desrespeito às regras nas feiras, a Prefeitura de Vitória respondeu em nota que a fiscalização está atuando e que “avalia semanalmente a situação das feiras livres e a permanência do funcionamento das feiras, levando em conta o cumprimento das regras estabelecidas”.

Confira Também