25.1 C
Marataizes
domingo, dezembro 15, 2024
25.1 C
Marataizes
domingo, 15 dezembro 2024
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
NotíciasPolíticaLula visita Egito, Etiópia e Guiana em fevereiro

Lula visita Egito, Etiópia e Guiana em fevereiro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está de volta à agenda internacional em 2022, com viagens planejadas para dois países africanos e a Guiana em fevereiro.

**Viagem ao Egito e Etiópia**

No continente africano, Lula visitará o Egito nos dias 15 e 16 de fevereiro, onde se encontrará com o presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sissi. Esta visita ocorre meses após o apoio do Egito à retirada de brasileiros e seus familiares da Faixa de Gaza, pela fronteira com o Egito.

Em seguida, nos dias 17 e 18 de fevereiro, o presidente estará em Adis Abeba, capital da Etiópia, para participar da reunião de chefes de Estado e de governo da União Africana. O Brasil preside o G20 este ano e sediará a cúpula de chefes de Estado do grupo em novembro, no Rio de Janeiro.

Lula enfatizou a importância do Brasil em começar a “retribuir a dívida histórica” com o povo africano, em consonância com sua declaração durante uma agenda em Salvador, na semana passada. Esta será a segunda visita de Lula à África durante seu terceiro mandato presidencial, após ter visitado a África do Sul, Angola, São Tomé e Príncipe, e Cabo Verde no ano passado.

**Visita à Guiana**

Após as viagens à África, Lula tem planos de visitar a Guiana, que sediará a cúpula anual do Mercado Comum e Comunidade do Caribe (Caricom) na última semana de fevereiro. A Guiana tem estado em tensões elevadas com a Venezuela devido à disputa pelo território de Essequibo, que é reivindicado pelo governo venezuelano há mais de um século.

**Agenda Doméstica**

Após suas viagens internacionais, Lula deverá voltar sua atenção para a agenda doméstica, viajando pelo Brasil para anunciar ações do governo federal.

Em suma, a retomada da agenda internacional de compromissos por parte do presidente Lula ressalta a importância das relações do Brasil com países africanos e caribenhos, bem como a necessidade de engajamento em assuntos regionais e internacionais.

Editor
Editor
Roberta Carvalho editora do Portal Maratimba

Confira Também