O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai abrir espaço para o grupo de Arthur Lira (PP-AL) no primeiro escalão do governo. A garantia foi dada nesta sexta-feira (16) por Lula, em reunião com o presidente da Câmara, no Palácio da Alvorada. Na conversa, Lula se comprometeu a tratar do assunto no retorno de sua viagem internacional. As informações são do jornal O Estado de São Paulo.
De acordo com Estadão, uma ala do PP, partido de Lira, quer comandar o Ministério da Saúde. Lula, no entanto, resiste a entregar a pasta, hoje ocupada por Nísia Trindade, mas admite ceder cargos nessa estrutura. Além disso, o presidente decidiu substituir a ministra do Turismo, Daniela Carneiro (União Brasil-RJ) pelo deputado Celso Sabino (União Brasil-PA), aliado de Lira.
Para justificar a troca, o governo usa o argumento de que Daniela já pediu a desfiliação do União Brasil, partido que hoje comanda três ministérios. Aliados de Lira observam, no entanto, que a mudança envolve uma pasta com orçamento pequeno, o Turismo, e cobiçam espaço maior no primeiro escalão.
Em mensagens no Twitter após o encontro desta sexta, Lira afirmou que esteve no Palácio da Alvorada, a convite de Lula, mas que encontrou o chefe do Executivo para discutir pautas destinadas ao crescimento do país, especialmente a reforma tributária e o Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf).
Presidentes da República e da Câmara se reuniram nesta sexta-feira no Palácio da Alvorada
– Não se falou de mudanças no ministério do presidente Lula – escreveu o presidente da Câmara.
Arthur Lira e Lula Foto: Ricardo Stuckert / PT
Lula vai abrir espaço para grupo de Lira no governo, diz jornal
Confira o conteúdo completo em Pleno News. Todos os Direitos Reservados.