O presidente Jair Bolsonaro (PL) chamou de “cara de pau” o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por o culpar pela alta da inflação no país. O chefe do Executivo disse nesta 2ª feira (2.mai.2022) que aumento dos preços é consequência da chama política do “fica em casa”, como costuma chamar as medidas restritivas adotadas durante a pandemia para conter o avanço do vírus.
“O cheiro de mortadela estava na televisão. A cara de pau dele [Lula] de me culpar pela inflação. A inflação vem do ‘fica em casa e a economia a gente vê depois’”, disse Bolsonaro para apoiadores ao comentar sobre atos da oposição realizados do Dia do Trabalhador.
Em manifestação no domingo (1º.mai), em São Paulo, Lula falou sobre aumentos no salário mínimo e a recuperação da inflação dentro da média durante os 8 anos de seu governo.
Presidente culpa políticas de fechamento durante a pandemia pelo aumento de preços
A prévia da inflação, o IPCA-15, acelerou em abril e registrou uma alta de 1,73%. Foi o maior percentual para o mês desde 1995. Também registrou o índice mensal mais elevado desde fevereiro de 2003. Os dados são do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e foram divulgados na 4ª feira (27.abr).
Para a inflação do ano, o mercado financeiro aumentou a estimativa para 7,89%. Na semana anterior, a projeção do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) estava em 7,65%. Há 1 mês, a estimativa era de 6,97%. A previsão segue acima da meta de inflação, de 3,5%.
Lula é “cara de pau” por me cobrar pela inflação, diz Bolsonaro
Confira o conteúdo completo em Poder 360. Todos os Direitos Reservados.