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Lula e Bolsonaro empatam entre os que dizem que vão votar – Notícias Poder

Pesquisa PoderData realizada 3 a 5 de outubro de 2022 mostra que Lula (PT) e Bolsonaro (PL) empatam numericamente entre os eleitores que dão certeza de que vão sair de casa para votar no 2º turno. Neste público, o petista e o atual presidente marcam 47% dos votos, enquanto 5% votariam em branco ou nulo. Outros 2% não souberam responder.

Lula, no entanto, se beneficia se a eleição incluir os que hoje estão incertos do próprio comparecimento nas urnas. No grupo dos que acham que podem votar, mas não têm certeza (5% do total de eleitores), o petista tem 64% das intenções de voto.

Formulário de cadastro

A taxa de abstenção é um fator decisivo em eleições brasileiras. De maneira arredondada, cerca de 70% dos que deixam de votar são eleitores de baixa renda. Ou seja, o grupo demográfico que demonstra simpatia por Lula. Nesse cenário, quanto mais pessoas saírem de casa para votar, melhor é para Lula.

A pesquisa foi realizada pelo PoderData, com recursos do Poder360, por meio de ligações para telefones celulares e fixos. Foram 3.500 entrevistas em 301 municípios nas 27 unidades da Federação de 3 a 5 de outubro de 2022. A margem de erro é de 1,8 ponto percentual para um intervalo de confiança de 95%. Registro no TSE: BR-08253/2022. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto. A divulgação dos resultados é feita em parceria editorial com a TV Cultura.

Entre o eleitorado em geral, Lula tem 52% dos votos validos contra 48% de Bolsonaro. Leia mais aqui.

Panorama geral

A maioria esmagadora (92%) dos eleitores afirma que “com certeza” vai votar no dia da eleição. Os que podem ir, mas não têm certeza são 5%. Só 2% dos eleitores declaram que não sairão de casa para votar em 30 de outubro e 1% não soube responder.

O 1º turno das eleições confirmou algo que o Poder360 já vinha reiterando nas semanas anteriores: a abstenção em si é um dado difícil de captar. Eleitores tendem a responder mais com base em sua intenção de votar do que em uma avaliação objetiva de se vão votar ou não –o que envolve fatores contingentes, como condições climáticas, segurança e disponibilidade de transporte público.

As pesquisas vinham mostrando que algo perto de 90% dos eleitores diziam ter certeza de que votariam; a taxa final de abstenção, no entanto, foi de 20,95% no 1º turno.

A pesquisa deve ser lida, antes, como um indicativo da percepção do eleitor. Neste sentido, ela mostra correlação entre o comparecimento dos eleitores e o desempenho de Lula nas urnas: se mais pessoas saírem para votar, o petista tende a pontuar mais. Enquanto Bolsonaro tem perto de si um eleitor mais engajado e disposto a ir às urnas –e com mais recursos para isso, considerando que o presidente pontua melhor entre o eleitorado de renda mais alta–, Lula é o candidato preferencial de pessoas que ainda avaliam se vão sair de casa.

Esse público é limitado a 5% do eleitorado, mas o 1º turno indica que a eleição será disputada palmo a palmo. Engajar uma parte dele pode ser um avanço para o petista.

PODERDATA 

O conteúdo do PoderData pode ser lido nas redes sociais, onde são compartilhados os infográficos e as notícias. Siga os perfis da divisão de pesquisas do Poder360 no Twitter, no Facebook, no Instagram e no LinkedIn.

DIFERENÇAS NAS PESQUISAS

Esta eleição presidencial está sendo desafiadora para as empresas que fazem pesquisa. Há muitos resultados indicando sinais divergentes. Ficou difícil saber qual é a tendência real deste momento.

É importante dizer que todas as pesquisas estão certas, cada uma dentro da metodologia que escolhe. Cada sistema pode ter vantagens e desvantagens, a depender da conjuntura que pretendem apurar.

Em 2018, por exemplo, havia muito “voto envergonhado” em Jair Bolsonaro. Alguns levantamentos presenciais tinham dificuldade de captar esse tipo de preferência. Já as pesquisas por telefone davam mais conforto para parte dos eleitores que optavam pelo então candidato a presidente pelo PSL (hoje, Bolsonaro está no PL).

Ainda não está claro o impacto que cada metodologia tem na coleta de dados. Mas já se sabe que pesquisas presenciais tendem a ter um resultado apontando uma liderança mais folgada de Lula. E pesquisas por telefone (sobretudo as automatizadas e neutras, com uma gravação fazendo as perguntas, como o PoderData) tendem a mostrar uma disputa mais apertada.

Nos Estados Unidos, há décadas não se usa pesquisa presencial para aferir intenção de voto em nível nacional. O ambiente polarizado ao extremo prejudica a coleta dos dados quando o entrevistador e o entrevistado ficam frente a frente.

Em suma, é importante registrar que não se trata de haver erro em uma ou outra pesquisa. São metodologias diferentes. No final desta campanha será possível saber qual terá sido o sistema mais apropriado para apontar tendências no atual momento político brasileiro.

AGREGADOR DE PESQUISAS

Poder360 mantém acervo com milhares de levantamentos com metodologias conhecidas e sobre os quais foi possível verificar a origem das informações. Há estudos realizados desde as eleições municipais de 2000. Trata-se do maior e mais longevo levantamento de pesquisas eleitorais disponível na internet brasileira.

O banco de dados é interativo e permite acompanhar a evolução de cada candidato. Acesse o Agregador de Pesquisas clicando aqui.

As informações de pesquisa começaram a ser compiladas pelo jornalista Fernando Rodrigues, diretor de Redação do Poder360, em seu site, no ano 2000. Para acessar a página antiga com os levantamentos, clique aqui.

Lula e Bolsonaro empatam entre os que dizem que vão votar

Confira o conteúdo completo em Poder 360. Todos os Direitos Reservados.

Editor
Editor
Roberta Carvalho editora do Portal Maratimba

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