Foi realizada nesta quarta-feira, 14 de julho, no Restaurante 10 Irmãos, em Marobá, em Presidente Kennedy, uma reunião de trabalho entre o Porto Central e os pescadores da Colônia Z-14. O evento, que reuniu aproximadamente 50 profissionais de pesca, foi um convite da colônia que mobilizou seus associados para buscar informações e promover debate e pautas consideradas importantes pelo setor, especialmente a do reconhecimento dos pescadores ribeirinhos locais.
A abertura foi realizada pela Gestora Ambiental do Porto Central, Sueli Tonini, que agradeceu a presença de todos e explicou que este momento, que antecede qualquer intervenção de obra, é justamente para estreitar as relações com a comunidade e ajustar processos para que os impactos sejam minimizados e as oportunidades potencializadas.
O Presidente da Colônia de Pescadores Z-14, Carlos Roberto Alves Belonia, falou sobre sua preocupação com o reconhecimento dos pescadores ribeirinhos, e para obter avanços sobre as compensações das comunidades pesqueiras artesanais. Também pediu aos pescadores união e diálogo para buscarem esclarecimentos e participarem ativamente da construção de oportunidades.
“Essa reunião cria esse momento de diálogo, para criar pautas e demandas, construir juntos. A Colônia pode ser a ponte de empregos para nossos filhos, para nossos amigos da comunidade, sem oportunidade aqui na cidade, pois também representamos parte da sociedade civil, e podemos contribuir para que a prioridade de contratação de mão de obra local seja cumprida”, declarou Belonia aos presentes na reunião.
Detalhamento do projeto do Porto Central e das atividades previstas para sua implantação foram apresentados aos participantes pelo Gerente de Projetos do Porto Central, Fábio Creton. Já os detalhes específicos sobre o diagnóstico da pesca, os motivos dos levantamentos de dados e como ele é feito, foram mostrados pelo Coordenador de Aquicultura e Pesca dos Programas de Monitoramento da Pesca, Luiz Augusto Altenburg Gomes de Oliveira, da empresa contratada AquaBioOcean.
Na sequência, os participantes fizeram suas contribuições levando sugestões, preocupações e dúvidas, e a equipe técnica do Porto Central se disponibilizou para dar os esclarecimentos.
Compartilhe nas redes sociais
Fonte: Espírito Santo Notícias – Notícias de Presidente Kennedy -ES