Com a proximidade das eleições municipais deste ano, os jovens de 16 a 18 anos que desejam participar do processo eleitoral têm até o dia 8 de maio para tirar o título eleitoral. É importante lembrar que o voto é um direito e uma forma de fortalecer a democracia em nosso país.
A Justiça Eleitoral realizou recentemente a Semana do Jovem Eleitor 2024, com o objetivo de estimular a participação dos jovens nas eleições. A campanha “Participe do Festival Primeiro Voto com a Justiça Eleitoral – A sua voz vai fazer história” tem como foco incentivar os jovens a exercerem seu direito ao voto e a serem parte ativa no processo democrático.
Nas eleições presidenciais de 2022, diversas personalidades, como Anitta, Bruna Marquezine, Zeca Pagodinho, Luísa Sonza, Carlinhos Brown e até mesmo o ator Mark Ruffalo, incentivaram os jovens de 16 e 17 anos a tirarem o título eleitoral e participarem do pleito. O número de eleitores nessa faixa etária aumentou significativamente em relação às eleições anteriores, mostrando o interesse e engajamento dos jovens na política.
Para tirar o primeiro título de eleitor, os jovens podem realizar o procedimento de alistamento eleitoral pela internet, através do sistema TítuloNet. É necessário preencher os campos com os dados pessoais, anexar fotografias que comprovem a identidade e enviar um comprovante de residência. Os jovens do sexo masculino, entre 18 e 45 anos, também precisam apresentar o comprovante de quitação com o serviço militar obrigatório.
Após o envio da solicitação, o jovem pode acompanhar o andamento do processo pela internet e, em seguida, retirar seu título eleitoral no cartório eleitoral mais próximo. É importante ressaltar que o cadastramento biométrico também é necessário e pode ser feito dentro de 30 dias após a solicitação.
O voto é facultativo para os brasileiros acima de 16 anos, sendo obrigatório a partir dos 18 anos. Para os jovens que completam 16 anos até a data das eleições, é possível solicitar a primeira via do título. Não comparecer às urnas pode acarretar em problemas para emitir documentos e até mesmo para se matricular em instituições de ensino.
A Justiça Eleitoral disponibiliza um site dedicado ao jovem eleitor, com informações e esclarecimentos sobre o processo eleitoral. Participar das eleições é uma forma de exercer a cidadania e contribuir para a construção de um país mais justo e democrático. Portanto, se você tem entre 16 e 18 anos, não perca a oportunidade de tirar o título eleitoral e fazer a diferença nas próximas eleições municipais.