24.4 C
Marataizes
domingo, dezembro 15, 2024
24.4 C
Marataizes
domingo, 15 dezembro 2024
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
NotíciasGeralJohnson deve renunciar nesta quinta, diz imprensa britânica - News Brasil

Johnson deve renunciar nesta quinta, diz imprensa britânica – News Brasil

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, deve renunciar ao cargo de premiê nesta quinta-feira (7). De acordo com a imprensa britânica, Johnson concordou em desistir do cargo em meio a uma crise que se instalou nos últimos meses. Festas durante a pandemia e um escândalo sexual relacionado a um parlamentar próximo a Johnson foram algumas das polêmicas recentes.

De acordo com a CNN, Johnson deve renunciar à liderança do Partido Conservador e, com a decisão, permanecerá no cargo de primeiro-ministro até que seu partido defina um novo líder, o que está previsto para acontecer no início de outubro.

Boris Johnson está no cargo de primeiro-ministro desde julho de 2019, quando foi eleito em votações internas do Partido Conservador para substituir Theresa May, que havia renunciado ao posto. Nos últimos meses, porém, uma série de escândalos marcaram os noticiários a respeito de sua administração. A crise aumentou se deu após a renúncia de mais de 50 integrantes de sua gestão.

A crise começou com as revelações sobre uma série de festas em Downing Street – residência oficial do governo britânico – durante o início da pandemia de Covid-19. O premiê também sofreu uma acusação de corrupção depois que mensagens do WhatsApp revelaram que ele havia pedido fundos a um doador do Partido Conservador para reformar sua residência em Downing Street.

Premiê deve deixar o posto de líder do Partido Conservador e, com isso, ficará no cargo apenas até o partido escolher um novo representante

No entanto, a principal e mais recente causa da crise está ligada ao parlamentar Chris Pincher, demitido na última quinta-feira (30) em meio a alegações de que Johnson o havia nomeado para seu governo mesmo sabendo de acusações de má conduta sexual. Inicialmente, o Johnson negou que soubesse qualquer coisa a respeito da questão.

Primeiro-ministro britânico, Boris Johnson Foto: EFE/Facundo Arrizabalaga

Johnson deve renunciar nesta quinta, diz imprensa britânica

Confira o conteúdo completo em Pleno News. Todos os Direitos Reservados.

Confira Também