20.1 C
Marataizes
quarta-feira, julho 3, 2024
20.1 C
Marataizes
quarta-feira, 3 julho 2024
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
NotíciasAssembleia Legislativa ESJanete destaca avanço de Deams 24 horas - Notícias da ALES

Janete destaca avanço de Deams 24 horas – Notícias da ALES

A deputada Janete de Sá (PSB) destacou a importância da sanção, pelo presidente Lula (PT), da Lei Federal 14.541 publicada na edição desta terça-feira (4) do Diário Oficial da União (DOU), que prevê que as delegacias da mulher devem funcionar 24 horas em todo o país. 

A lei, que passa a valer desde a sua publicação, traz também as assinaturas do ministro da Justiça, Flávio Dino, e da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves. 

Conforme a nova legislação, as Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deams) têm como finalidade o atendimento de todas as mulheres que tenham sido vítimas de violência doméstica e familiar, crimes contra a dignidade sexual e feminicídios, e funcionarão ininterruptamente, inclusive em feriados e finais de semana. 

Álbum de fotos da sessão

A medida estabelece ainda que nas cidades onde não houver Deam, a delegacia existente deverá priorizar os casos envolvendo violência contra a mulher e disponibilizar policial do sexo feminino para esse tipo de atendimento. 

O dispositivo prevê também que recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) poderão ser utilizados para a expansão das Deams em todo o país, mediante convênio com os estados. 

Situação no Espírito Santo 

Janete de Sá pontuou que a lei federal publicada hoje vem em boa hora no sentido de o governo do Estado investir mais na expansão das Deams, já que apenas 13 dos 78 municípios capixabas dispõem de delegacia da mulher. Ela acrescentou que, para agravar a situação, das 13 unidades em funcionamento, apenas uma oferece plantão 24 horas. 

A parlamentar relatou, com base em dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) que, apesar de o número de homicídios ter reduzido no estado, não houve diminuição de feminicídios. 

Sem citar dados comparativos, ela afirmou que de 1º de janeiro até 4 de abril, 29 mulheres foram assassinadas; desse total de casos, 7 foram comprovadamente feminicídios.  

Qualificação 

A deputada defendeu que, além de instalar Deams em todo o estado, o governo precisa, por meio da Sesp, investir na qualificação dos policiais e outros profissionais designados para atender mulheres vítimas de violência. 

“As mulheres vítimas de violência, muitas vezes, por despreparo dos próprios policiais, ainda são questionadas se elas mesmas não provocaram a situação que resultou na violência praticada contra ela”, disse Janete, classificando de absurdo esse tipo de inquirição.  

De acordo com a lei sancionada e publicada, além de atender as vítimas de violência, as delegacias prestarão apoio psicológico e jurídico às mulheres, em conjunto com outros órgãos da administração pública. 

O atendimento deverá ser feito em sala reservada, preferencialmente por policiais do sexo feminino, que receberão treinamento para permitir o acolhimento das vítimas de maneira eficaz e humanitária.

Deputada repercutiu lei que assegura funcionamento ininterrupto das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher

Janete destaca avanço de Deams 24 horas

Fonte: Assembleia Legislativa do ES.
Para mais informações sobre a Assembleia Legislativa do ES acesse o site da ALES

Janete destaca avanço de Deams 24 horas

Confira Também

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.