19.5 C
Marataizes
quarta-feira, julho 3, 2024
19.5 C
Marataizes
quarta-feira, 3 julho 2024
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
NotíciasAssembleia Legislativa ESJaneiro Branco: equilíbrio é aliado da saúde mental - Notícias da ALES

Janeiro Branco: equilíbrio é aliado da saúde mental – Notícias da ALES

Neste ano, o movimento Janeiro Branco, de conscientização sobre a saúde mental, traz o tema A vida pede equilíbrio. A iniciativa promove a reflexão e a renovação de ações e pensamentos para o ano que se inicia. O objetivo é alertar para os cuidados com a saúde mental da população a partir da prevenção das doenças decorrentes do estresse, incluindo os transtornos mentais mais comuns, como ansiedade, depressão e pânico.

A psicóloga Marluce Mechelli de Siqueira explica que o corpo – em seus aspectos mental, físico, social e espiritual – precisa estar em equilíbrio. “Precisamos que a nossa respiração, batimentos cardíacos, pressão, temperatura, estados emocionais, se mantenham constantes”. Ela completa que a desregulação e o desequilíbrio decorrem, muitas vezes, do fato de dedicarmos muito tempo em determinada área da vida, negligenciando as demais.

Perceber o desequilíbrio nem sempre é simples. A psicóloga pontua que o problema pode ser notado quando o indivíduo observa que “vivendo uma vida que não é a sua”, sente que está resolvendo “urgências e tarefas” importantes para os outros, mas não para si e, por isso, sente-se “cansado, estressado e (des)motivado” a maior parte do tempo.

Sinais

É muito importante que as pessoas busquem a orientação de um profissional de saúde logo no início dos sintomas. Marluce Siqueira enumera quatro sinais de alerta de que é preciso buscar ajuda:


O problema, segundo a psicóloga, é justamente a capacidade de identificar os sinais de que algo não vai bem. “A iniciativa de procurar um profissional da saúde mental, infelizmente, costuma ser demorada, pois muitas pessoas e famílias ainda têm dúvidas sobre o caso e o momento para ter ajuda especializada, retardando a intervenção e aumentando as complicações tanto individuais como coletivas.”

Marluce destaca, ainda, que a saúde mental costuma receber menos atenção do que a saúde física. Isso porque costumamos estar mais atentos aos sinais físicos, como dor de cabeça, tosse e espirro, por exemplo. Já os sinais mentais, como tristeza, isolamento e choro, aponta, costumam ser negligenciados. 
 

Movimento que alerta para os cuidados com a saúde mental propõe autoconhecimento e, este ano, traz como tema central a importância de equalizar os diversos aspectos da vida

Janeiro Branco: equilíbrio é aliado da saúde mental

Fonte: Assembleia Legislativa do ES.
Para mais informações sobre a Assembleia Legislativa do ES acesse o site da ALES

Janeiro Branco: equilíbrio é aliado da saúde mental

Confira Também

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.