24.1 C
Marataizes
sexta-feira, março 29, 2024
24.1 C
Marataizes
sexta-feira, 29 março 2024
CidadesItapemirimItapemirim trabalha para retomar consultas com especialistas

Itapemirim trabalha para retomar consultas com especialistas

A pandemia pelo novo coronavírus exigiu que muitas mudanças fossem adotadas pela secretaria de Saúde de Itapemirim. Seguindo protocolos da secretaria de Saúde do Estado, do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde, o município adotou prioridades para que os serviços de saúde fossem redirecionados para conter o avanço da doença. Entretanto, a preocupação com os atendimentos de rotina continua e já há planos para que eles comecem a ser retomados, inclusive com consultas especializadas.

Os setores que realizam esses atendimentos, como Cria, Caps e AMA, foram paralisados ou tiveram os atendimentos presenciais suspensos para que o isolamento social pudesse ser mantido. Com a reorganização da estrutura e a abertura das unidades de referência para a Covid-19, o município começa a retomar atendimentos no Cria da Vila e em algumas unidades de saúde com consultas especializadas. É o caso da neuropediatria, cujo médico já vai iniciar os atendimentos para pacientes que já fizeram a solicitação da consulta e estavam aguardando.

“Nossos esforços estão empenhados em conter a Covid-19 em Itapemirim, mas sabemos da importância dos atendimentos de rotina e, agora que estamos com as ações contra o coronavírus estabilizadas, estamos trabalhando para retomar os serviços gradativamente. Essa missão não será fácil, pois temos de recontratar profissionais e reorganizar as estruturas dos setores que vão receber os pacientes, mas aos poucos tudo será ajeitado”, destaca a secretária de Saúde de Itapemirim, Zélia Kock.

A secretária destaca, também, que o atendimento com psicólogo será retomado no Cria da Vila, mas que, por enquanto, os atendimentos serão limitados. “Já temos um profissional de psicologia disponível para atender às crianças do município, mas ainda vamos aumentar a quantidade para que a cobertura seja maior e possamos atender mais crianças. Por enquanto, os atendimentos são direcionados para os pacientes que já estavam em tratamento”.

A secretaria também trabalha para retomar as consultas agendadas por meio da AMA e, assim que tudo estiver organizado, vai voltar a contatar os pacientes que já solicitaram o atendimento para agendar as consultas.

FONTE:Prefeitura Municipal de Itapemirim

Confira Também

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.