Os pescadores de Itapemirim receberam nesta segunda-feira, 03 de setembro, 20 balsas salva-vidas do programa “Pró-vida Pescador”. A entrega foi realizada pela prefeitura municipal de Itapemirim, por meio da Secretaria de Aquicultura e Pesca. Elas serão usadas nas embarcações, garantindo mais segurança para a tripulação no mar. Agora, 55 embarcações do Distrito já contam com mais esse item de segurança instalado, o que pode ser essencial em casos de emergência no mar.
O programa “Pró-Vida Pescador” – consiste na disponibilização de balsas salva-vidas, com água, alimentação e sinalizadores, itens essenciais para sobrevivência em casos naufrágios. Além disso, foi oferecido pelo município um “Curso Básico de Sobrevivência em Alto Mar”. Cujo objetivo é promover a segurança e preservação da vida dos pescadores quando em alto mar.
Participaram da solenidade de entrega vereadores, secretários municipais, moradores do Distrito de Itaipava e pescadores. Essa foi a quarta etapa da entrega de balsas salva-vidas, onde o prefeito fez questão de passar a mãos dos pescadores o certificado e o manual do equipamento. O chefe do executivo, emocionado fez questão de pedir um minuto de silêncio, para relembrar um ano da morte do saudoso José Mauro Sales, ex-chefe de gabinete, que foi brutalmente assassinado ano passado.
Em seu discurso o prefeito Thiago ratificou que continuará dando total apoio ao setor pesqueiro de Itapemirim, que é a segunda maior fonte de riqueza do município. Ele também fez questão de lembrar do investimento no terminal pesqueiro de Itapemirim, que será um dos maiores do Brasil, e alavancará ainda mais a economia do município.
Segundo, Secretário de Aquicultura e Pesca, José Arthur Marquiole, para receber a balsa gratuitamente, o dono da embarcação deve procurar a secretaria de Pesca e Aquicultura, que fica em frente à praia de Itaipava, com todos os documentos pessoais e da embarcação, e fazerem o pedido, este será analisado e mediante a analise oportunamente serão atendidos.