A pesquisa Ipsos-Ipec revelou que a gestão do presidente Lula (PT) está enfrentando um aumento na avaliação negativa em áreas como combate à inflação, controle e corte dos gastos públicos, e políticas de segurança pública. Mais da metade da população considera a administração como ruim ou péssima, de acordo com os dados divulgados nesta sexta-feira (21).
No que diz respeito ao combate à inflação, 57% dos dois mil entrevistados avaliaram de forma negativa, enquanto 17% consideraram positiva (ótima/boa) e 23% classificaram como regular. Houve um aumento de 10 pontos percentuais na percepção ruim ou péssima em comparação com a pesquisa anterior realizada pelo instituto em dezembro de 2024.
Em relação à área fiscal, 53% dos entrevistados avaliaram a atuação do governo como ruim ou péssima, enquanto 24% consideraram regular e 19% classificaram como ótima ou boa o controle e corte dos gastos públicos. Houve um aumento de 5 pontos percentuais na avaliação negativa em comparação com três meses atrás.
Quanto à segurança pública, 50% dos entrevistados consideraram a atuação de Lula como ruim ou péssima, 25% como regular e 24% como ótima ou boa. Houve um aumento de 5 pontos percentuais na avaliação negativa nessa área de atuação.
A pesquisa também indicou que áreas como educação, combate à fome e à pobreza, e meio ambiente são as mais bem avaliadas pelo eleitorado. No entanto, nenhuma delas apresenta um saldo positivo para o governo petista.
O levantamento foi realizado entre os dias 7 e 11 de março, com entrevistas realizadas em 131 municípios das cinco regiões do país, totalizando 2 mil entrevistados. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. As informações foram divulgadas na coluna de Iuri Pitta, da CNN.
Ipsos-Ipec: Inflação, fiscal e segurança são piores áreas de Lula
Confira o conteúdo completo em Pleno News. Todos os Direitos Reservados.