
O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Itapemirim (Iprevita) apresentou, em reunião ordinária realizada quinta-feira (05), relatório demonstrando as provisões matemáticas que resultaram no superávit atuarial de R$ 1.805.383,93, tornando o RPPS de Itapemirim o único Instituto de Previdência do estado superavitário. Ressalta-se que o Regime de Previdência dos Servidores Públicos de Itapemirim também está entre os primeitos lugares do ranking nacional.
A Diretoria Executiva ressalta que o empenho positivo do prefeito municipal, Dr. Thiago Peçanha Lopes, e dos vereadores, em estabelecer os mecanismos legais e administrativos capazes de suprir as demandas do Iprevita, contribuem significativamente neste resultado de sucesso.
Prestação de Contas Anual – Exercício 2019
O evento contou com a participação dos membros da Diretoria Executiva, Conselhos de Administração e Fiscal, Comitê de Investimentos e servidores efetivos. E teve por objetivo, apresentar os relatórios que compõem a Prestação de Contas Anual – Exercício 2019 que será encaminhada ao Tribunal de Contas do Estado.
Repercussão positiva do novo Plano de Amortização do Déficit Técnico Atuarial
Segundo os diretores do Instituto, este resultado satisfatório se deu por várias razões, dentre as quais, destacam-se; Repercussão positiva do novo Plano de Amortização do Déficit Técnico Atuarial estabelecido pela Lei Municipal nº 3.160/2019; Crescimento acima de 36% em seu saldo financeiro em relação ao ano anterior. Tudo isso impactando positivamente o saldo das contas do Iprevita em R$ 40.574.037,65.
Rentabilidade de 25,98% da carteira de investimentos
A rentabilidade de 25,98% da carteira de investimentos, que superou a meta atuarial em mais de 145%. Uma vez que, no ano de 2019, a meta atuarial foi de 10,59% (IPCA + 6%) e a capacitação de seus servidores, diretores e conselheiros, principalmente na área de investimentos; Com as certificações CPA 10/ANBIMA e CGRPPS/APIMEC), também foram pontos positivos para o alcance deste resultado.
Veja Também