20.5 C
Marataizes
quinta-feira, julho 4, 2024
20.5 C
Marataizes
quinta-feira, 4 julho 2024
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
EspeciaisInformativosIPP registra aumento de 0,74% durante o mês de abril. - IBGE

IPP registra aumento de 0,74% durante o mês de abril. – IBGE

O Índice de Preços ao Produtor (IPP) das Indústrias Extrativas e de Transformação apresentou um aumento de 0,74% em abril de 2024 em comparação com março do mesmo ano. Este foi o terceiro resultado positivo consecutivo para o setor, com 20 das 24 atividades industriais investigadas registrando variações positivas de preços. O acumulado no ano foi de 0,99%, enquanto o acumulado em 12 meses ficou em -3,08%.

Variações significativas foram observadas em diversas atividades industriais em abril de 2024. Papel e celulose teve um aumento de 3,99%, indústrias extrativas apresentaram queda de 3,58%, fumo registrou alta de 2,49% e a indústria farmacêutica teve um aumento de 2,10%.

No acumulado do ano, algumas atividades se destacaram pelas maiores variações de preços. Papel e celulose teve um crescimento de 7,55%, metalurgia registrou aumento de 5,81%, calçados e produtos de couro tiveram alta de 5,16% e a indústria farmacêutica apresentou um aumento de 5,01%. Os alimentos, por sua vez, tiveram um impacto significativo no resultado geral da indústria, sendo responsáveis por 0,19 ponto percentual da variação de 0,74% no setor.

No que diz respeito às categorias econômicas, bens de capital, bens intermediários e bens de consumo tiveram variações de preços de 1,16%, 0,59% e 0,89%, respectivamente. A categoria de bens de consumo foi a que mais influenciou o resultado geral da indústria, respondendo por 0,33 ponto percentual da variação de 0,74%.

Em relação às indústrias extrativas, observou-se uma variação negativa de 3,58% em abril, embora o acumulado no ano ainda tenha sido positivo. Já os alimentos apresentaram um aumento de 0,80% em abril, revertendo uma tendência de três meses consecutivos de queda de preços.

A indústria de papel e celulose registrou o maior aumento de preços em abril, com uma variação de 3,99%, enquanto o refino de petróleo e biocombustíveis teve um aumento de 0,79%. Outros produtos químicos e metalurgia também apresentaram variações positivas significativas.

No geral, a indústria brasileira apresentou um cenário de variações de preços positivas em abril de 2024, refletindo um movimento de recuperação e crescimento em diversos setores. A tendência de alta dos preços em algumas atividades e a influência de fatores como a cotação do dólar e a demanda internacional contribuíram para os resultados observados neste período.

Portal IBGE

Confira Também

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.