19.6 C
Marataizes
quarta-feira, julho 23, 2025
23 de julho de 2025
NotíciasGoverno ESIntercâmbio sobre cacau na Bahia oferece oportunidade de aprendizado para jovens rurais...

Intercâmbio sobre cacau na Bahia oferece oportunidade de aprendizado para jovens rurais capixabas, promovido pelo Governo do ES







Intercâmbio sobre cacau na Bahia é oportunidade para jovens rurais capixabas agregarem conhecimento

Grupo de técnicos recém-formados participa de intercâmbio sobre produção de cacau na Bahia

Um grupo de 20 técnicos recém-formados na Escola Família Agrícola de Marilândia está participando de um intercâmbio sobre a produção de cacau em Ilhéus, no litoral da Bahia, esta semana. Esta experiência oferece aos jovens profissionais a oportunidade de adquirir conhecimentos importantes para sua formação e para a possibilidade de diversificar a produção agrícola em uma região onde a cafeicultura é predominante.

Atividades do intercâmbio

Os técnicos desembarcaram no estado vizinho na última segunda-feira (11) e estão participando de diversas atividades até esta quinta-feira (14). A Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) organizou a programação do intercâmbio junto com a Fundação de Desenvolvimento e Inovação Agro Socioambiental do Espírito Santo (Fundagres Inovar), com apoio da Fundação Renova e do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

Importância da experiência

Para o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, essa é uma experiência crucial para os jovens profissionais. “Além da formação técnica, esta é uma oportunidade de incentivar esses alunos a atuar em suas propriedades e orientar os agricultores familiares sobre a importância de diversificar a produção agrícola com outras culturas”, avaliou.

Visitas técnicas e capacitações

Os participantes estão visitando instituições e organizações que desenvolvem atividades relacionadas ao cacau, incluindo o plantio, beneficiamento da fruta, questões de qualidade, agregação de valor e técnicas agroecológicas. Eles também participaram de capacitações, incluindo a seleção de amêndoas de cacau e visitas técnicas às produções cacaueiras orgânicas de Ilhéus.

Depoimento de uma participante

Letícia Alvarenga, técnica em agropecuária de 18 anos, residente em Marilândia, destacou a contribuição das visitas técnicas para o aprimoramento do conhecimento adquirido durante o curso. “Tudo o que temos visto contribui para aprimorar o que aprendemos na teoria, em sala de aula, e serve de subsídio para, no futuro, podermos assistir melhor o produtor rural e contribuir para fomentar a diversificação agrícola na nossa região que ainda é predominada pela cafeicultura. Tem sido dias de muito aprendizado e crescimento”, afirmou Letícia Alvarenga.

Itinerário

A programação inclui visitas à Rede de Agroecologia Povos da Mata, formada por produtores da agricultura familiar assentados da reforma agrária, a Chocolateria Dengo e o assentamento Dois Riachões.

Programação:

Dia 11 – Ceplac e CIC (Centro de Inovação do Cacau);
Dia 12 – Assentamento 2 Riachões;
Dia 13 – Ceplac (pulverização), Fazenda Yrerê (agroturismo) e Associação Tabôa
Dia 14 – Visita à Chocolateria Dengo.

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação da Seag
Priscila Contarini / Mike Figueiredo
(27) 3636-3700 / (27) 99645-4694 / (27) 99616-5840
comunica.seag@gmail.com




Fonte: Governo ES

Confira Também