A polêmica declaração do presidente Lula sobre Israel e o Hamas
A declaração dada pelo presidente Lula (PT) na qual o petista comparou a resposta de Israel aos ataques do Hamas com o massacre de judeus promovido por Adolf Hitler durante a 2ª Guerra Mundial gerou uma enorme repercussão negativa contra o chefe de Estado. A fala em questão foi feita durante uma entrevista coletiva realizada em Adis Abeba, na Etiópia, neste domingo (18).
Repercussão negativa da declaração de Lula
A manifestação de Lula foi criticada por diversas personalidades não só no Brasil, mas também em Israel, onde o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu classificou a declaração como “vergonhosa” e disse que convocará o embaixador brasileiro em Tel Aviv para uma “dura repreensão”.
A comparação feita pelo presidente brasileiro aconteceu após ele ser questionado pela jornalista Lúcia Müzell, da Rádio França Internacional para o Brasil, sobre o motivo pelo qual o Brasil continua a enviar recursos para a Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA) diante de suspeitas de uma possível ligação de funcionários do órgão com o Hamas.
A resposta de Lula causou muita polêmica
Ao responder ao questionamento, Lula disse: “O que está acontecendo na Faixa de Gaza e com o povo palestino não existe nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu quando Hitler resolveu matar os judeus”. Diante da fala, parlamentares da oposição assinaram neste domingo um pedido de impeachment contra o petista.
A repreensão do premiê israelense
Petista foi duramente criticado e chegou a ser repreendido até pelo premiê israelense Benjamin Netanyahu. A comparação feita por Lula gerou indignação em Israel e em diversos setores da sociedade brasileira, levando a um pedido de impeachment por parte de parlamentares da oposição.
Confira abaixo em vídeo e em texto a íntegra da fala de Lula:
Em resumo, a declaração do presidente Lula gerou uma grande repercussão negativa devido à comparação feita entre a resposta de Israel aos ataques do Hamas e o massacre de judeus durante a 2ª Guerra Mundial. A polêmica causou indignação tanto no Brasil quanto em Israel, gerando críticas e um pedido de impeachment por parte da oposição. A declaração de Lula continua a gerar discussões e a levantar questões sobre a postura do Brasil em relação ao conflito entre Israel e a Palestina.
Confira a íntegra da fala de Lula que comparou Israel a Hitler
Confira o conteúdo completo em Pleno News. Todos os Direitos Reservados.