Em coletiva na tarde de hoje (3), para atualizar sobre as ações de combate à Covid-19 no Espírito Santo, o secretário de Saúde Nesio Fernandes e o subsecretário de vigilância em Saúde Luiz Carlos Reblim apresentaram o resultado da nova fase do inquérito sorológico, realizada no final de julho.
O resultado mostrou que houve uma redução na prevalência da doença nos 13 municípios estudados em comparação com pesquisa anterior. O estado teve média geral é de 6,52% e, e entre as cidades pesquisadas, a prevalência maior foi nas cidades da Grande Vitória (7,29%) contra 4,25% no interior.
De acordo como o secretário, os dados surpreenderam a Secretaria de Saúde (Sesa). O secretário ressaltou, ainda, que cresceu o numero de assintomáticos em comparação com o inquérito anterior, com cerca 47,6% das pessoas positivadas sem apresentarem sintomas da Covid-19.
Infectados e perfil
O Inquérito apontou ainda que cerca de 262 mil capixabas já tiveram contato com o novo coronavírus e as mulheres continuam sendo a maioria dos infectados, assim como pretos e pardos. “A positividade dos casos se faz maior em quem saiu de casa todos dias. Quem utiliza com maior frequência o transporte público tem um risco maior de contágio pela doença, assim como aqueles que não higienizam os pacotes vindos dos supermercados e nem usam máscaras tem uma chance maior de contrair a doença”, explicou Nésio.
Confira, abaixo, os detalhes do resultado do Inquérito Sorológico:
030820_SESA_Relatório estatistico Inquerito fase 2 periodo 1
FONTE:aqunoticias.com