
Sete municípios da região do Caparaó estão sob alerta de chuva forte nas próximas horas, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O aviso para acumulado de chuva segue até às 23h59 deste domingo (1).
Caparaó em Alerta!
Alguns municípios no entanto já registaram transtornos com a chuva que caiu nas últimas horas, em Iconha o rio subiu quase quatro metros, em Castelo o curso d’água subiu e deixou moradores em alerta.
Alerta de chuva forte na região do Caparaó
Em Mimoso do Sul, a população de Ponte do Itabapoana acordou neste domingo (1) com ruas e casas alagadas devido o transbordo do Rio Itabapoana. Portanto a população deve ficar atenta ao volume d’água, principalmente aqueles que são ribeirinhos.
A Defesa Civil de Guaçuí emitiu alerta para moradores de áreas de risco, principalmente, quem reside próximo a encostas. Veja as cidades sob alerta.
- Apiacá
- Bom Jesus do Norte
- Dores do Rio Preto
- Guaçuí
- Mimoso do Sul
- Muqui
- Presidente Kennedy
- São José do Calçado
Fonte: Aqui Notícias
INMET publica ALERTA VERMELHO e chuvas podem passar 100 mm
O INMET publicou de perigo para diversas regiões capixabas, as chuvas podem superar os 100 mm/dia. Portanto por esse motivo existe grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios. Além disso deslizamentos de encostas poderão ocorrer em cidades com tais áreas de risco.
Ações recomendadas pela Defesa Civil
- Desligue aparelhos elétricos, quadro geral de energia.
- Observe alteração nas encostas.
- Permaneça em local abrigado.
- Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
INMET publica ALERTA VERMELHO
A população deve ficar atenta aos perigos que as chuvas podem causar, portanto confira as regiões que estão sob alerta vermelho do INMET.
Área de alerta: Serrana Capixaba, Metropolitana de Vitória, Litoral Sul Capixaba, Central Sul/Caparaó Capixaba
A população capixaba ainda nem se recuperou das chuvas de janeiro, quando diversas cidades foram destruídas, no entanto precisam se preparar para o pior se as chuvas continuarem a cair forte.
A região do Caparaó sob alerta. Vale lembrar que chuvas fortes na região contribuem muito para que rios acabem transbordando. Como exemplo podemos citar o Rio Itapemirim que em janeiro deste ano transbordou causando tragédias em várias cidades do ES.
Confira mais notícias sobre as chuvas e enchentes na região!
- COMEÇOU! Rio Itapemirim transborda em Cachoeiro. População teme pelo pior.
- Rio baixa em Iconha, mas Defesa Civil mantém alerta de perigo
- O pesadelo está de volta a Iconha. Rio sobe 4 metros
Fonte: Portalmaratimba.com.br
Perigo também em outras cidades.
Alerta de perigo para chuvas e alagamentos no ES
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais emitiu alerta de chuva forte e risco de alagamentos para o Espírito Santo.
O Sul do Estado sofre mais uma vez com as chuvas que caem em toda região. Entretanto a chuva forte no último sábado deixou ruas alagadas não apenas em Cachoeiro. Cidades como Alfredo Chaves e Iconha também sofreram as consequências das chuvas e moradores da região estão em estado de atenção.
Confira o que diz o INMET
O Inmet, Instituto Nacional de Meterologia emitiu um alerta neste domingo (1) de grande risco de alagamentos e transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas. A previsão é de chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia. O alerta vale até às 8h da segunda-feira (2).
Incaper também emitiu alerta
O Incaper também emitiu alerta de ‘estado de observação’ devido às condições meteorológicas favoráveis para a ocorrência de chuvas ocasionalmente moderadas a fortes, que podem resultar em acumulados expressivos ao longo do período em alguns trechos do Estado.
Sul do Estado em alerta
Alfredo Chaves e Iconha, no Sul do Espírito Santo estão em alerta por conta das chuvas do final de semana.
No final da tarde de sábado (29), o rio Iconha chegou a subir quase quatro metros acima do nível normal.
Iconha apreensiva com temor da Chuva Forte
Durante a noite o nível de água começou a baixar, mas segundo a Defesa Civil, o alerta permanece, e o rio continua bem cheio. Portanto com pelo menos dois metros acima do nível normal.
Ainda de acordo com a Defesa Civil, uma ponte na localidade de Campinho, que já estava prejudicada desde as últimas chuvas de janeiro, voltou a apresentar problemas na cabeceira e está interditada. A cidade também registrou quedas de barreiras, mas sem vítimas.
Perigo em Alfredo Chaves
Em Alfredo Chaves, a Defesa Civil informou que os moradores também continuam em alerta. Algumas ruas dos bairros Ouro Branco e Macrina chegaram a ficar alagadas no sábado (29), mas a noite o nível de água já havia baixado.
Rio Benevente subiu 3 metros além do normal
O rio Benevente, que corta a cidade chegou a subir três metros acima do normal. Mas apesar da apreensão, nenhuma ocorrência grave foi registrada no município.
[…] INPE emite Alerta de chuva forte na região do Caparaó-ES […]
[…] Inmet, Instituto Nacional de Meterologia emitiu um alerta neste domingo (1) de grande risco de alagamentos e transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas. A […]
[…] Inmet, Instituto Nacional de Meterologia emitiu um alerta neste domingo (1) de grande risco de alagamentos e transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas. A […]
[…] a tragédia que assolou o município de Iconha em janeiro deste ano, novamente, moradores estão em alerta com a chuva intensa que cai na Região Sul. O nível do Rio Iconha está subindo desde a tarde deste sábado (29), e […]