A região de Vargem Grande de Soturno, em Cachoeiro de Itapemirim, começou a receber a segunda fase de obras de modernização e ampliação de serviços de esgoto da BRK Ambiental, que compreende a construção de coletores troncos e redes principais perfazendo 2.315 metros de rede.
Na primeira etapa da obra, realizada no primeiro semestre de 2019, a concessionária atuou na localidade da Sambra, no mesmo distrito, num trecho de 1.993 metros.
“As obras se estenderão por todo o ano de 2021 e contemplarão, além da construção dos coletores troncos nas margens do córrego, a construção de novas redes nas ruas do distrito. Atualmente, a frente de obras se encontra nas margens do córrego, próximo ao ginásio de esportes”, explica Gabriel Zigoni, engenheiro de obras da BRK Ambiental em Cachoeiro.
Foto: BRK Ambiental
Segundo ele, em comunicado enviado aos moradores, a concessionária aproveitou para fazer um trabalho educativo, ressaltando que as redes de esgoto são projetadas para receber exclusivamente o efluente dos banheiros, das pias e da cozinha.
O lançamento de água pluvial no sistema de esgotamento é proibido pelo Regulamento da Concessão dos Serviços e pela Lei nº 7743, que dispõe sobre o Código Sanitário do Município de Cachoeiro de Itapemirim e trata, além de outros temas, sobre a disposição das águas pluviais.
“Ligações irregulares, além de prejudicar o bom funcionamento das redes de esgoto e de drenagem pluvial do município, podem ocasionar o retorno do esgoto para as próprias residências”, afirma Gabriel Zigoni.
Ligação à rede
Por isso, após a conclusão dos serviços é importante que os moradores realizem a ligação de seus imóveis à rede de esgoto de acordo com os critérios definidos, de modo que a rede de esgoto não receba a água da chuva, que deve ser direcionada à rede de drenagem de água pluvial.
O diretor da BRK Ambiental, Bruno Ravaglia, destaca que a empresa mantém seu plano de investimentos para 2021, levando melhorias e serviços de excelência para mais moradores.
“Temos um plano de trabalho arrojado para este ano, em total observância às medidas de prevenção à Covid-19”, ressalta.
Fonte: BRK Ambiental | Dia a Dia ES